Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Produtos para provar e degustar
Com mais uma edição da Mostra do Medronho e da Castanha, Oleiros volta a potenciar os seus produtos endógenos de uma forma integrada e objetiva. Estes dois frutos constituem uma fonte de rendimento importante para muitas pessoas, mas acima de tudo podem potenciar uma cadeia de valor que influenciará diferentes setores, como a gastronomia, o turismo ou a agricultura, e por conseguinte toda uma economia.
O modo como concretizar aqueles objetivos deve ser concreto e com ações no terreno, como as que já estão a ser feitas no concelho, onde existem cinco destilarias e onde estão já identificados 50 hectares de terreno a produzir medronho, havendo a perspetiva de se concretizarem mais 60.
Daí que as ações a desenvolver devam procurar atingir a melhoria do produto, a descoberta de canais de distribuição e de comercialização, a capacidade de se ganhar dimensão produtiva e acima de tudo uma qualidade de excelência, diferenciadora de tudo o que já existe. É isso que a Mostra do Medronho e da Castanha também pretende promover, a par de muitas outras iniciativas que a autarquia de Oleiros tem promovido com especialistas na matéria.
O colóquio agendado para a edição deste ano mostra-nos olhares diferentes sobre tudo isto, com a mais valia de promover diálogo entre quem produz e quem sabe como melhorar ou potenciar os vetores atrás descritos. É uma boa oportunidade para se criarem sinergias que reforcem laços para o desenvolvimento do setor.
Esta aposta nos produtos regionais não se tem esgotado nestes dois frutos. O cabrito estonado, que num curto espaço de tempo viu constituída uma confraria, e que tem ultrapassado as fronteiras do concelho e do país, o vinho callum, que tem projetos importantes em curso, o maranho, o bolo de mel ou a broa de milho, são produtos capazes de, em conjunto com o turismo natureza, alavancar uma parte importante da economia do concelho. Nós, Oleiros Magazine, cá estaremos, como a publicação mais antiga do Concelho, a defender os oleirenses, os seus projetos e o seu território.
A Direção