Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | dezembro 2025 nº97 Ano XXIV
Projeto-piloto
Álvaro, uma aldeia de nova geração

AlvaroÁlvaro é aldeia-piloto do projeto Aldeia de Nova geração. A primeira reunião juntou naquela antiga sede de concelho Governo, autarcas e empresas, numa sessão que teve a presença do secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, representantes dos principais parceiros do setor, bem como dos responsáveis das empresas tecnológicas envolvidas: Miguel Almeida, diretor-geral da Cisco e e Pedro Faustino, diretor-geral da Axians, acompanhados pelas respetivas equipas.
No entender do Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, a aldeia “reúne condições que justificam um investimento específico, capaz de devolver confiança à população e contribuir para fixar novos moradores”.
Aquele responsável falava, no passado dia 5 de dezembro, em Álvaro, durante aquele encontro. O governante realçou o facto da iniciativa privada também estar envolvida no projeto o que permitirá aportar capacidade tecnológica.
Álvaro é uma aldeia-piloto deste programa desenvolvido pelo Instrumento Integrado de Base Territorial (IIBT) do Pinhal Interior. Deste modo, Álvaro será a primeira aldeia a testar soluções tecnológicas e comunitárias Projeto Pilotode proteção civil, que  incluem sistemas de deteção precoce, respostas de primeira intervenção e medidas de autoproteção adaptadas à realidade local.
O objetivo das aldeias de nova geração passa por transformar estas povoações em centros dinâmicos e produtivos, combatendo o isolamento e promovendo a sustentabilidade, em vez de as ver apenas como recetoras de ajuda. 
As Aldeias de Nova Geração pretendem reaproveitar as potencialidades desses territórios, através do seu potencial turístico, habitacional e produtivo das aldeias para atrair novos residentes e visitantes. Nestas aldeias serão implementadas infraestruturas digitais e serviços modernos para melhorar a qualidade de vida e a eficiência, com base no conceito de smart villages. O desenvolvimento sustentável é outro dos eixos das Aldeias de Nova Geração, com um foco na transição energética, proteção de ecossistemas e resiliência climática.
Outras caraterítiscas destas aldeias é a Inclusão Social e Intergeracionalidade, através da criação de pontes entre diferentes gerações para reduzir o isolamento dos mais velhos e transmitir conhecimento aos mais novos, preservando a identidade cultural.
Tudo isto será concretizado através de uma abordagem integrada, que combina várias medidas que abrangem empreendedorismo, áreas sociais e valorização do património cultural.
Para o presidente da autarquia, esta “é uma oportunidade relevante que alia segurança, tecnologia e desenvolvimento territorial”, destacando a importância da colaboração entre entidades públicas e privadas”.
De acordo com a informação partilhada pela autarquia, “o projeto prevê dotar Álvaro de soluções inovadoras de proteção civil, incluindo sistemas de deteção precoce de incêndios, respostas de primeira intervenção e medidas de autoproteção adaptadas à realidade local, podendo tornar-se referência nacional na prevenção de riscos e na revitalização das aldeias do interior”.
Na informação enviada ao nosso jornal, é explicado por Luís Matias, coordenador do IIBT do Pinhal Interior, que estão previstas ações de capacitação comunitária, um plano de desenvolvimento local e um programa para atrair novos residentes, enquadrados no Programa de Revitalização do Pinhal Interior.