Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII

Opinião

ines copy.jpg
OpiniãoA antiguidade de Oleiros e as oportunidades para o futuro

No ano em que se celebram os 500 anos da atribuição do foral manuelino de Oleiros, a 20 de outubro, surge-me a reflexão sobre a antiguidade deste território. Designado de foral novo, o documento régio veio reformar um outro mais antigo, atribuído no reinado de D. Sancho I, muito provavelmente no ano de 1204. Para termos uma ideia, Oleiros é um dos poucos concelhos da região que possuía ...

IMG_4303 copy.jpg
Opinião
A implementação dos geoparques, originalmente na Europa mas atualmente com expressão em todo o Mundo, veio possibilitar a criação de novas estratégias promotoras do turismo e a divulgação de territórios. Centrados na conservação do património geológico na perspetiva do seu uso sustentável, os geoparques abriram um novo conjunto de oportunidades, que os territórios onde estes se localizam devem aproveitar.
 
claudia copy.jpg
Opinião
Felizmente, são já muitos os dias comemorativos, ao longo do ano, que pretendem alertar e sensibilizar para as problemáticas associadas às efemérides ambientais. Uma delas, e a próxima a ser comemorada é a da Floresta Autóctone, no dia 23 de novembro. Este Dia celebra-se na Península Ibérica, e surge em complemento ao Dia Mundial da Floresta (21 de março), pouco adequado à plantação de espécies autóctones nos países no sul da Europa. O seu principal objetivo é o de sensibilizar para a promoção e conservação das florestas naturais, realçando a sua importância económica e ambiental, bem como a necessidade de as proteger, alertando para as ameaças que comprometem cada vez mais a sua existência.