Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Lojas com história
Lapacheiro fez 90 anos

OIMG 2201 Lapacheiro, no Estreito, é um dos estabelecimentos comerciais mais antigos do concelho de Oleiros. Com minimercado e café, e com venda de drogaria, é agente dos Jogos Santa Casa e do Oleiros Magazine.
No dia 28 de agosto fez 90 anos, num momento que Eugénio Alves, filho de Francisco Alves, fundador da casa, quis partilhar com os seus clientes e amigos.
“Ao longo do dia brindámos com os clientes e amigos que quiseram aparecer. O objetivo foi assinalar o aniversário cumprindo as normas da Direção-Geral de Saúde, evitando aglomeração de pessoas”.
A história do Lapacheiro está diretamente associada a Eugénio Alves, hoje com 78 anos, e que há cinco décadas assumiu o negócio. Os primeiros tempos, ainda no tempo do seu pai, conhecido por Ti Chico do Lapacheiro, nome que substituiu a alcunha anterior de Ti Chico da Pedreira.
“Nesse tempo as crianças da escola passavam aqui, numa zona que tinha muita lama e água, e diziam que o meu pai estava a construir uma casa no lapacheiro. E assim ficou o nome, desde 1931”, explica Eugénio Alves, que recorda bem a venda, numa primeira fase, “de pirolitos, laranjadas, vinho ao copo e medronheiras. Mais tarde começámos também a vender artigos para o lar”.
A mercearia e o café vieram depois. “Já foi comigo que introduzimos o minimercado, o café e a drogaria, bem como os Jogos Santa Casa e o Oleiros Magazine”, diz Eugénio Alves.
Noutros tempos a freguesia e a aldeia tinham mais gente. A demografia também tem afetado o Estreito e Eugénio Alves, que foi durante vários mandatos presidente da Junta, lamenta a desertificação. “Isto está fraco, as aldeias estão em decadência”, diz com tristeza.