Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Oleiros
Freguesia recupera açudes e faz novo trilho

ribeira.jpgA Junta de Freguesia de Oleiros está a recuperar os açudes de Vale das Ovelhas e Borralhal. Jorge Antunes, presidente da freguesia, explica que na sequência da recuperação dos outros açudes exis-tentes na freguesia, "estamos agora a recuperar estes dois que eram os que faltavam, no âmbito da recuperação da Ribeira".
Para além desta intervenção, a Freguesia de Oleiros está a concluir o trilho do callum. Um percurso pedestre pelas margens da ribeira até à povoação de Milrico. "A sinalética está a ser concluída e percurso deverá estar concluído no final de novembro".
Recorde-se que a Freguesia de Oleiros já este verão tinha inaugurado o percurso pedestre Pelos Trilhos do Cabrito". O percurso circular, de pequena rota (PR), incentiva a descoberta da caprinicultura Oleirense, presente nas margens da Ribeira de Oleiros.
O percurso tem saída e chegada no Posto de Turismo de Oleiros e ficará, permanentemente, marcado em ambos os sentidos com sinalização pedestre. No interior da vila de Oleiros são desvendados a sede da Sociedade Filarmónica Oleirense, a belíssima Igreja da Misericórdia, edificada no séc. XVI e a Igreja Matriz que constitui um tesouro artístico de interesse munici-pal. Após estas passagens, o percurso segue para o Largo dos Viscondes e inicia a descida para a margem direita da Ribeira de Oleiros.
Ao entrar na margem, palmilham-se caminhos e trilhos, que levam à descoberta da nostálgica "Fonte dos Braços", à observação do imponente Açude da Salina, do parque de merendas da Tapadona, da recuperação do "carreiro da escola" (entre a Tapadona e o Gozendo), da passa-gem do "miradouro do Gozendo" para observar a várzea da Ribeira de Oleiros e da paisagem serrana e recuperação da "vereda das cabras" (nas Tojeiras) que é um trilho a meio da encosta, que a população antigamente utilizava para pastorear a "cabrada" aquando "gaiatos".
Ao fim deste trilho, o percurso percorre caminhos florestais que atravessam uma vasta área agrícola e florestal até à Ponte Grande, dando acesso à "Fonte das Freiras" e ao monumental "Freixo do Adro".
O percurso segue para a Praça da República, Jardim Municipal e termina no Posto de Turismo.