Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Desporto Natureza
Grande Rota do Zêzere inaugurada em Oleiros

cambas-zezere.jpgA Estação Intermodal de Cambas, inserida na Grande Rota do Zêzere (GRZ), foi inaugurada dia 26 de setembro, no mesmo dia em que aquele trilho também foi aberto oficialmente.

Em nota enviada à Imprensa, a Câmara de Oleiros explica que esta "Grande Rota é a primeira do país que pode ser percorrida a pé, de bicicleta e de canoa. É nesse sentido, que se tornam imprescindíveis as duas Estações Intermodais do nosso concelho (Álvaro e Cambas), que fazem agora parte das 13 Estações distribuídas pelos 370Km da GRZ".

No dia da inauguração vários atletas profissionais percorreram parte do percurso oleirense a correr e outros tantos em BTT. No entanto, todo o percurso pode ser desfrutado para pequenas caminhadas, em família ou com um grupo de amigos como também aconteceu na tarde de sábado. As estruturas de apoio, tais como painéis informativos e leitores de paisagem, e também os mapas que podem adquirir-se gratuitamente no Posto de Turismo de Oleiros, facilitam a tarefa a quem planeia um passeio. Desta forma, pode escolher-se parte do percurso e a zona pretendida consoante o veículo, a intensidade e/ou características do terreno.

desporto natureza.jpgO facto de existirem agora Estações Multimodais, permite aos utilizadores da GRZ alternarem o modo de locomoção ao longo do itinerário (pedestre, BTT e canoa) sem necessidade de sair do percurso para trocar o equipamento utilizado.

Os 52,3Km da GRZ que atravessam Oleiros começam em Admoço, junto ao Geomonumento Garganga do Zêzere, e terminam no limite do concelho, na Freguesia da Madeirã. Todo este percurso ganha agora uma nova dinâmica e o concelho fica dotado de mais uma infraestrutura passível de ser usufruída por qualquer pessoa em qualquer altura do ano. A aposta não podia ser feita de outra forma, com o rio em destaque, como elemento de ligação ao património natural de excelência que estas terras exibem.