Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Hi-Lift, indispensável no Todo o Terreno

IMG_4303.JPGO Hi-Lift é um "macaco de grande elevação" que permite múltiplas utilizações. Pode ser utilizado em actividades agrícolas, em automóveis, manuseamento de maquinaria, na indústria, no "faça-você-mesmo" e claro, no Todo-o-Terreno onde é mais conhecido. É robusto e, aliado a alguma imaginação, pode-nos ajudar a sair de situações potencialmente complicadas.

O Hi-Lift tem diversas utilizações no todo o terreno e é usado normalmente para mudar pneus, endireitar chapa, em valas ou depressões profundas quando o jipe fica assente sobre o chassis sem qualquer possibilidade de tracção. Também é uma mais-valia quando usado como guincho, utilizado na horizontal, com o extremo superior (topo da coluna) amarrado a um ponto de apoio (uma árvore por exemplo) e a garra do Hi-Lift amarrada ao jipe ou pelo mesmo processo para remover árvores dos caminhos.

O nome Hi-Lift é uma marca registada da Hi-Lift Jack Company, e é produzido nos EUA. Há dois tipos de Hi-Lift. Os Cast and Steel (reconhecíveis pelo topo da coluna principal em formato rectangular, barra de força vermelha e o conjunto de elevação em preto) e os All Cast (reconhecíveis pelo topo da coluna principal em formato triangular, barra de força preta e o conjunto de elevação em vermelho).

Em termos mecânicos o Hi-Lift é semelhante ao macaco que equipa normalmente qualquer carro ligeiro. Mas as semelhanças não vão muito longe, já que tirando o acto de mudar um pneu, em solo duro e plano, o macaco normal não serve para mais nada. Basta um furo em solo de lama ou em terreno irregular com valas, para se perceber que é necessário algo mais robusto e funcional.

Os modelos disponíveis de Hi-Lift variam de 90 cm a 160 cm. São basicamente constituídos por uma longa coluna de aço muito resistente. Tem uma base e uma "garra" móvel. A elevação da garra é feita por meio de uma barra que vai sendo oscilada transmitindo força.

A grande versatilidade do Hi-Lift, permite-lhe elevar um jipe em praticamente qualquer situação. Bastam alguns centímetros entre o terreno e um ponto de apoio da viatura para o Hi-Lift conseguir "agarrar" e cumprir a sua função. E é muito fácil encontrar um ponto de apoio num pára-choques, numa jante, no chassis ou em qualquer outro ponto desde que o jipe o permita. Mas atenção porque um apoio no local errado pode provocar amolgadelas, riscos ou outros danos.

Mesmo para quem tem guincho há situações em que um Hi-Lift pode fazer a diferença. Por exemplo se estiver com o chassis assente numa rocha, usar o guincho poderá danificar um diferencial ou a caixa de velocidades ou transferências. Com o Hi-Lift poderá dar a altura necessária para poder guinchar suavemente o jipe para fora do obstáculo sem raspar na pedra.

A escolha do tamanho do Hi-Lift tem a ver com o tipo de dificuldade que se espera ter de vir a vencer, com o espaço disponível para o arrumar, com o dinheiro que se tem para gastar (normalmente quanto maior, mais caro é) e sobretudo com o tamanho do curso da suspensão do seu jipe (quanto maior, maior terá de ser o Hi-Lift para tirar a roda do chão.

Modo correcto de utilização

Elevação

- Estabilize o jipe de maneira que não se possa movimentar enquanto é elevado, "calçando" as rodas.

- Mantenha a barra de dar força na vertical, encostada à coluna principal do Hi-Lift e travada com o fecho de segurança enquanto não a estiver a utilizar.

- Posicione a base do Hi-Lift em local plano, firme e uniforme, com a barra de força ainda na vertical.

- Posicione a patilha inversora do movimento, fechada na posição UP.

- Agarre a barra de força e movimente-a fazendo elevar a garra do Hi-Lift até que esta esteja firmemente encaixada debaixo do jipe.

- Agarre firmemente a barra de força com ambas as mãos e com suavidade movimente-a para cima e para baixo de maneira a elevar o jipe. A carga será elevada a cada movimento descendente. Durante a operação esteja atento a eventuais movimentos quer do jipe, quer do Hi-Lift. Se os verificar, pare imediatamente a operação e estabilize novamente o jipe e o Hi-Lift.

- Quando o jipe estiver à altura pretendida, meta a barra de força na vertical em segurança.

- Bloqueie a jipe por exemplo com suportes de madeira.

- Desça a carga nos blocos ou apoios de macaco.

Para baixar o jipe o processo é semelhante, observando as mesmas regras de segurança.

Depois de passar a patilha inversora do movimento para a posição DOWN, a carga baixará a cada movimento para cima, da barra de força.

Para uma utilização em segurança nunca se deve permitir que alguém se meta debaixo ou na proximidade de um jipe suportado pelo Hi-Lift, não devendo este, ser colocado em zonas arredondadas pois um pequeno deslize pode facilmente provocar a queda acidental. Deve-se evitar levantar mais de uma roda de cada vez e apenas o suficiente para o objectivo que nos levou a utilizar o Hi-Lift. Normalmente uma elevação de até cinco centímetros do solo basta para trocar uma roda. Deverá também ter-se atenção para quando estivermos a utilizar o Hi-Lift como guincho ou para levantar cargas com recurso a correntes ou cabos de reboque, devemos ter em conta que estas não deverão ter uma capacidade de carga inferior à do Hi-Lift. Ao partirem, as correntes ou cabos de reboque podem produzir um efeito de chicote, causando lesões graves ou mesmo a morte, se atingirem um ponto vital.

João Alves