Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Miguel Marques anuncia
Rede de artes e Ofícios vai ser criada no concelho

RedeO presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques, confirmou ao Oleiros Magazine a intenção de criar um centro de Artes e Ofícios no concelho. “Vamos criar a Rede de Artes e Ofícios para dinamizar todo este potencial, seja de artistas oleirenses ou dos muitos estrangeiros que se têm fixado no concelho”, disse.
O autarca falava na abertura da II Mostra Coletiva de Pintura, que decorreu no dia 19 de janeiro. “Oleiros é um território criativo, com gente de enorme talento e sobretudo com disponibilidade para aprender, seja qual for a idade”, realçou.
O centro  “vai ser construído num edifício, junto à Igreja Matriz, para acolher o Centro. Aquilo que queremos é que esse novo espaço, além de permitir a realização de exposições temporárias tenha ateliês para que os artistas e artesãos possam trabalhar ao vivo. Esperamos poder lançar a obra ainda neste mandato Iremos candidatar a obra a fundos comunitários”, refere ao nosso jornal.
Miguel Marques realça o facto do concelho de Oleiros ser “um território criativo, com gente de enorme talento e sobretudo com disponibilidade para aprender, seja qual for a idade”.
O espaço onde o centro será instalado já foi visitado por um arquiteto de reconhecido mérito. Miguel Marques adianta que Oleiros “tem hoje uma rede de artistas e artesãos que escolheram o nosso concelho para residirem e desenvolverem a sua atividade”, e dá como exemplo o artista francês que trocou Paris pela Foz de Giraldo, ou o português Jorge Marquez que veio de um grande centro urbano para o Orvalho.
A mostra reuniu trabalhos de um grupo bastante heterogéneo, de diversas idades (dos 27 aos 90 anos) e inspirações, que utilizam diferentes técnicas. Assim, depois dos oito autores da edição anterior, um naipe de oito novos criadores exibe o seu talento. São eles: Alexandra Mateus, Céu Mendes, Edviges Rodrigues, Fernanda Marques, José Luís Marques dos Santos, Madalena Dias, Rita Maria e Rodolfo Lucas. Para além destes, são ainda contemplados nesta mostra os seis formandos que integram o núcleo da Academia Sénior de Oleiros (ASO): Armindo Pedroso, Felícia Ramos, Francelina Pedroso, Helena Nunes, José Xavier e Luís Alexandre. Jorge Marquez, formador na ASO, referiu que “tem sido uma aprendizagem extraordinária. São eles, os alunos, que me ensinam”.