Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Feira medieval animou Oleiros

0641 copy.jpgO Concelho de Oleiros assinala este ano os 500 anos do seu foral manuelino. José Marques, presidente da autarquia explica que este é um momento importante, o qual foi  assinalado com a realização da segunda edição da Feira Quinhentista e contará ainda com  a publicação de um livro sobre o foral.

A feira, que decorreu de 31 de maio a 2 de junho, teve o apoio do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade e contou com a participação da Companhia de Teatro Viv´Arte.

O evento, tal como em 2011 - ano do arranque das celebrações - pretendeu transportar as pessoas numa viagem no tempo para um período histórico importante para Oleiros, coincidindo com o século em que nasceu em Oleiros o Padre António de Andrade, primeiro europeu a descobrir o Tibete. A era de mil e quinhentos representou ainda uma época profícua em termos nacionais e mundiais, na qual ocorreram os Descobrimentos e o Renascimento.
0751 copy.jpgRecorde-se que a primeira edição da Feira Quinhentista, há dois anos, revelou-se um enorme sucesso devido ao empenho de toda a comunidade escolar, tendo-se alastrado a toda a sociedade local.
As comemorações do quingentésimo aniversário da atribuição do foral incluem, posteriormente, o lançamento de um livro sobre o Foral Manuelino de Oleiros, o qual foi atribuído a Oleiros a 20 de outubro de 1513. A execução da obra está a cargo do investigador Leonel Azevedo, especialista no assunto e natural do concelho de Oleiros.