Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Dezembro 2024 nº93 Ano XXIII
Autarquia ficou com a obra a custo zero
Portugal 2020 financia 100% do valor do Miradouro do Zebro

Zebro 1O Miradouro do Zebro, obra da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira, teve o financiamento a 100% do Portugal 2020. A notícia foi confirmada ao Oleiros Magazine pela autarquia local, que tinha solicitado junto da Autoridade de Gestão do Programa CENTRO 2020 o reforço da verba apoiada por fundos comunitários.
Com esta decisão, por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), o Município de Oleiros acaba por ver reposto a componente nacional que era por si suportada.
A obra, situada na Freguesia do Estreito-Vilar Barroco foi inaugurada a 25 de abril deste ano, pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e teve um custo total de 596 mil 661,35 euros, tendo a autarquia recebido, inicialmente, o financiamento através do Portugal 2020, no valor de 210 mil 855,26 euros.
Miguel Marques, presidente da Câmara de Oleiros, explica que “na inauguração do Miradouro, a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) deixou abertura para que pudesse ser reforçada a comparticipação comunitária. Temos vindo a trabalhar para um reforço do apoio conseguindo-se que a obra fosse completamente custeada pelo programa Centro 2020, reduzindo-se assim a zero comparticipação financeira que a Câmara teve de aplicar no custo da obra”.
Para Miguel Marques, “a valorização do património natural foi um dos aspetos valorizados na candidatura. Estamos satisfeitos, o projeto do Município foi reconhecido e isso é muito importante”.
No entender do autarca, “o Miradouro do Zebro, é uma âncora para o turismo no concelho”.