Oleiros
Autarquia com orçamento de 16 milhões para 2024
O executivo municipal aprovou, por maioria, o orçamento da Câmara de Oleiros para 2024, num valor superior a 16 milhões de euros. Segundo a autarquia, esta verba agora terá que ser aprovada em Assembleia Municipal.
Para o presidente do Município, Miguel Marques, o orçamento para 2024 vai ao encontro “do nosso projeto, com o qual pretendemos afirmar o Concelho de Oleiros como território de excelência para residir, visitar, trabalhar ou investir, com elevada atratividade no contexto nacional e internacional”.
Citado em nota enviada ao Oleiros Magazine, o autarca revela que o “orçamento tem a ponderação necessária num contexto de forte incerteza quanto à evolução económica nacional e internacional. A agravar esta conjuntura, junta-se uma crise de mão-de-obra associada ao forte desafio demográfico que o país enfrenta, tal como a escassez mundial de matérias-primas e consequente aumento dos preços, com impacto forte nas previsões de investimento em projetos estruturantes para o concelho”.
O destaque para 2024 vai para obras como o Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial de Oleiros (CIDEO), a requalificação da entrada sul da vila de Oleiros, a ampliação da Zona Industrial do Açude Pinto, a construção de uma Central de Camionagem e ainda construção de Habitação Social.
A autarquia vai também manter a aposta na Ação Social, Educação e Turismo. Para além disso, a autarquia volta a abdicar da receita que lhe era devida por via do IRS e que será assim devolvida aos cidadãos com morada fiscal no Concelho. Na mesma linha de aliviamento fiscal, a autarquia vai continuar a aplicar a taxa mínima permitida por Lei de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e a abdicar da aplicação de taxa da derrama.