Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Impasse ultrapassado
Bombeiros de Oleiros reelegem Albino Caldeira como presidente

Eleicao BombeirosOs sócios da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros elegeram, Albino Caldeira, para mais um mandato (2023-25) à frente da direção da coletividade.
Aquele responsável que se tinha comprometido manter-se em funções até novembro (nas eleições anteriores não apareceram listas candidatas e era necessário assegurar o período crítico do verão), depois de dois mandatos à frente dos destinos da Associação, acabou por aceder aos pedidos dos sócios e entidades locais.
Em declarações ao Oleiros Magazine, justifica isso mesmo: “no próximo ano faremos o 75º aniversário. Um facto que me levou a reconsiderar e a aceitar o desejo dos sócios e das entidades em que eu continuasse”.
A aposta para este novo mandato é feita nos recursos humanos da instituição os quais são compostos por 110 elementos, tendo sido colocados recentemente 26 novos bombeiros na corporação.
A direção liderada por Albino Caldeira tem como vice-presidentes Paulino Mendes e Filipe Mendes. Integra ainda os nomes de Cristina Garcia (secretária), Filipe Domingues (secretário-adjunto), Daniel Santos (tesoureiro) e os vogais Paulo Urbano, José Martins, José Silva, David Facucho Caldeira, Ana Silva e Rodrigo Luís Martins.
Por sua vez a Assembleia Geral é presidida por José Santos Marques, sendo secundado por Ataíde Garcia Guerra, José Marques dos Santos, João André e Francisco Luís Domingues.
Já o Conselho Fiscal é liderado por Nuno Martins Ferreira, que tem a seu lado Daniel Matos, Ana Garcia e Alino Domingues
Recorde-se que Albino Caldeira está há seis anos à frente da Associação. Neste período foi possível concretizar a requalificação do quartel, tornando-o um dos mais modernos da região.Para a requalificação do quartel, cujo investimento foi superior a um milhão de euros, os Bombeiros tiveram o apoio, em 733 mil euros, do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).
Nesta intervenção, o salão nobre foi reconvertido em três salas de formação. A secretaria, a sala de direção e um espaço que servirá de futuro museu dos Bombeiros (com capacidade para acolher viaturas antigas) foram melhorados, assim como as instalações sanitárias.
Com cerca de 100 bombeiros no ativo, a Associação conta com duas equipas de intervenção permanente, cada uma com cinco elementos, sendo que são 26 os profissionais que integram os quadros da coletividade.