Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
ANO LETIVO 2021/22
Expressões com história

Recolha efetuada pela professora de História, Lurdes Guterres, e seus alunos do 7.ºA: Cristiana Nunes, Lara Barata e Lara Mateus.

 

Fonte:

CARVALHO, Sérgio Luís, Nas Bocas do Mundo, Editorial Planeta

 

UM ERRO CRASSO

Significado: Um erro imperdoável, grosseiro, fatal.

Origem: Crasso era um general romano que confiava demais em si próprio, que achava que as suas ideias eram sempre as melhores e, raramente, ouvia conselhos  fosse de quem fosse. Na guerra contra os Partos, insistiu que a única maneira de os vencer era segui-los através de um desfiladeiro e, embora todos lhe fizessem ver a loucura daquela ideia, não desistiu. O inimigo fechou as saídas do desfiladeiro e o exército foi completamente dizimado, nem Crasso se salvou. Foi um erro fatal.

 

ENTRAR EM PÂNICO

Significado: Ficar muito assustado, sem conseguir reagir perante uma situação muito difícil.

Origem: Pã ou Pan era o deus dos pastores, dos rebanhos e dos bosques. Era representado com corpo de homem da cintura para cima e com corpo de bode da cintura para baixo. Podia provocar grandes alterações na Natureza, o que aterrorizava os camponeses, ou seja, «entravam em pânico». 

 

PLÁGIO

Significado: Apresentar como seu um texto escrito por outro(s).

Origem: Em Roma, o plágio era o roubo de escravos, crime severamente punido. Contudo, o poeta Marcial (40-102) usou a expressão para designar o roubo de textos alheios. Foi este o significado que chegou aos nossos dias.

 

CALCANHAR DE AQUILES

Significado: Faceta ou característica em que algo ou alguém é mais vulnerável. Ponto fraco.

Origem: Aquiles era um herói grego e diz-se que a mãe, quando ele nasceu, o mergulhou no rio, considerado um rio «sagrado» porque todo aquele que se banhasse nas suas águas ficava invencível. O pior é que ela o segurou por um calcanhar e esse calcanhar não entrou na água. Daí que o calcanhar fosse a única parte fraca do seu corpo. Acabou por morrer com uma flecha que um inimigo lhe atirou e que o atingiu no calcanhar. Por isso é que se chama «Calcanhar de Aquiles» às nossas fraquezas.

 

MARIA VAI COM AS OUTRAS

Significado: Refere-se a alguém que não tem a iniciativa de tomar a liderança ou não tem vontade própria.

Origem: Mesmo antes dos franceses se instalarem em Portugal quem reinava nessa altura era D. João VI. A mãe dele, a rainha D. Maria I, tinha enlouquecido e, por isso, ele subira ao trono. Por causa da sua loucura, a rainha nunca podia estar sozinha, e andava sempre rodeada de aias e camareiras, que a seguiam para toda a parte e lhe guiavam os passos e todos os movimentos. Os Lisboetas que a viam passar diziam então: ”D. Maria lá vai com as outras”. A Expressão pegou.

 

OK!

Significado: "Está bem!" “Ótimo”

Origem: A expressão "OK" terá sido usada durante a guerra de sucessão pelos soldados americanos. Nos relatórios militares que tinham de ser feitos, quando não havia mortos escrevia-se “OK” – “0 Killed”, ou seja, “Zero Mortos”.

 

DAR A MÃO À PALMATÓRIA

Significado: Reconhecer que não se tem razão, confessar-se culpado.

Origem: A palmatória era uma tábua redonda de madeira, com cinco buracos e com um cabo para as pessoas a segurarem bem na mão. Então, as professoras e os professores, sempre que os alunos faziam alguma coisa errada, batiam com ela nas  mãos dos alunos, com muita força e muitas vezes. O que fazia doer imenso! Deixava marcas que chegavam a durar alguns dias… E por isso é que hoje ainda dizemos “dar a mão à palmatória”, quando admitimos que estamos errados.

 

BOTA-DE-ELÁSTICO

Significado: Alguém conservador; resistente a mudanças.

Origem: As botas-de-elástico eram curtas e tinham elásticos nos lados dos canos para se adaptarem aos pés. Foram muito usadas até meados do século XX, especialmente pelos mais idosos. Por serem associadas às pessoas de mais idade e por terem passado de moda, passaram a simbolizar o que estivesse desatualizado e ultrapassado. Salazar usava com frequência este tipo de calçado, o que lhe valeu o epíteto de O Botas.