Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Investimento teve apoios comunitários
Devesas Altas, o novo centro cívico de Oleiros

Devesas1O espaço de 13 mil e 600 metros quadrados das Devesas Altas, ao lado do edifício da Câmara de Oleiros, foi totalmente requalificado, assumindo-se como um novo centro cívico de vila. No local foram construídos um edifício multiusos com capacidade para acolher diferentes atividades, um espaço exterior com um anfiteatro, um parque infantil e uma zona destinada ao público sénior.
A intervenção resultou num investimento de 1,8 milhões de euros e teve apoio de fundos comunitários.
A inauguração do espaço foi feita pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Ainda no salão nobre, e antes da inauguração daquele espaço e também do novo recinto de feiras e mercado daquela vila, Ana Abrunhosa destacou o trabalho da autarquia de Oleiros “na criação de condições para a sua população e no modo como aplica os fundos comunitários”.
No seu entender, “as Devesas Altas e o parque de feiras e mercados são um bom exemplo da utilização de fundos comunitários”.
No caso das Devesas Altas, a ministra destacou a excelência dos equipamentos ali instalados, os quais constituem “um salto enorme naquilo que é a qualidade do espaço público”.
Devesas6Fernando Jorge, presidente da Câmara, sublinhou a importância dos novos espaços, recordando o apoio que a autarquia teve por parte dos fundos comunitários para a concretização das obras.
O autarca agradeceu ainda o empenho de Ana Abrunhosa na concretização destes e de outros projetos concretizados no concelho. Ne seu entender, “de todos os ministros, a senhora é que melhor conhece estes territórios e sabemos que os tem defendido junto do Governo e em Bruxelas”.
Como o Oleiros Magazine divulgou, em primeira mão, a requalificação das Devesas Altas pretendeu “promover o enquadramento de um novo edifício, possibilitando simultaneamente a implantação de espaços de estadia e lazer adequados a diferentes estágios etários. A articulação entre os diferentes espaços é assegurada através dos percursos pedonais que de uma forma contínua fazem a ligação de todo o espaço”. Uma proposta expressa na memória descritiva do projeto.
Para além da zona das Devesas Altas, também as ruas envolventes foram requalificadas.

Choque fiscal
para o interior

Devesas5O presidente da Assembleia Municipal de Oleiros, Silvério Mateus, aproveitou a presença da ministra para reclamar a implementação de um choque fiscal para os territórios do interior do país, como é o caso do concelho de Oleiros.
No seu entender, “as pessoas e as empresas não se fixam por decreto”. E acrescenta: “Há bons exemplos de como uma boa dedução fiscal, numa determinada região, é positiva para fixar pessoas e empresas”. Como exemplo, Silvério Mateus falou dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, mas também da Irlanda do Norte”.
Em resposta, a ministra esclareceu que a implementação de benefícios fiscais numa parte do seu território terá que passar por uma negociação com a Comissão Europeia”. Uma tarefa que não é impossível, mas que a governante classifica como difícil.
De qualquer modo, Ana Abrunhosa diz que essa é uma tarefa que não é impossível, e deve destinar-se “a uma porção muito limitada do nosso país, com regras muito bem negociadas com a Comissão Europeia”.
A ministra lembra que estava a ser feito um estudo nesse sentido por parte do Governo, e os territórios abrangidos seriam os transfronteiriços, como acontece com o distrito de Castelo Branco.