Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Estreito
Ginástica para todos

pavilhao2.JPG

A Junta de Freguesia de Estreito está a promover uma actividade que pretende pôr a freguesia a praticar exercício físico. Duas vezes por semana decorrem aulas de ginástica para idosos e de aeróbica, no Pavilhão João Dias. Com inscrições gratuitas, estas actividades são asseguradas por um técnico qualificado e têm tido bastante adesão.

As aulas começaram a ser ministradas no início do mês e o balanço para já é positivo. Eugénio Alves, presidente da Junta, refere que "deste modo a Junta garante que todos tenham acesso à prática do desporto, de forma gratuita, fomentando hábitos de vida saudáveis e melhor qualidade de vida".

Para além daquelas duas aulas, a iniciativa integra uma outra sessão no Lar do Estreito, também ministrada pelo técnico Filipe Henriques.

Recorde-se que a aposta da Junta de Freguesia na promoção do desporto de manutenção não é nova. Este ano a Freguesia ofereceu coletes reflectores a todos os que realizam caminhadas, de forma a que possam caminhar nas estradas em segurança. Para além disso, tem dado o seu apoio aos percursos pedestres da freguesia, bem como a outras actividades desportivas.

O autarca sublinha que "a nossa estratégia de desenvolvimento passa pelo turismo. Além do Museu da Montanha, iremos construir um cais na albufeira de Álvaro e pretendemos inserir a aldeia da Isna na rede das Aldeias de Xisto", disse.

A nova Rota da Montanha apresentada no passado dia 12, consiste numa rota viária cujo itinerário contempla a passagem pelos geomonumentos de Oleiros, num percurso amplo que abrange outros pontos de interesse turístico do concelho.

A nova rota vai integrar as Rotas Naturtejo 2011 e, futuramente, a Rede de Museus de Montanha. Para já foi criado um novo pacote turístico, com a duração de 3 dias/2 noites e de 10 a 12 de Dezembro, em que os participantes poderão conhecer as paisagens, as tradições e os encantos destas montanhas, num programa recheado de experiências. Afinal, o cimo das montanhas de hoje foi outrora fundo de oceanos repletos de vida que registaram a história dos últimos 600 milhões de anos.