Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Prospecção pode começar em breve
Oleiros com ouro para explorar

mapa.JPGA prospecção de ouro e prata poderá começar a curto prazo no concelho de Oleiros, através da empresa Minaport - Minas de Portugal. Esta prospecção resulta de protocolos assinados entre o Ministério da Economia e diversas empresas do sector para prospecção e exploração de minério em Portugal.

A Minaport pretende intervir em duas áreas geográficas. A principal área de prospecção abrange para além do concelho de Oleiros, os de Castelo Branco, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Para além dessa zona, será feita prospecção numa outra área do concelho de Oleiros, numa zona que faz fronteira com os concelhos do Fundão e Pampilhosa da Serra.

José Marques, presidente da Câmara de Oleiros, "diz que caso se confirme a prospecção e, numa fase posterior, a exploração, o concelho sairá beneficiado. Esses investimentos criarão riqueza e garantirão mais postos de trabalho".

A importância do sector mineiro em Portugal e a valorização que determinados minérios estão a ter nas cotações internacionais levou a que no último ano aumentasse o número de pedidos de prospecção e exploração.

O ministro da Economia, Álvaro Pereira, sublinhou que a aposta nesses "recursos muito valiosos terão um impacto nas regiões onde serão desenvolvidos, trazendo "novas e melhores condições de vida para as populações".

Álvaro Pereira considera que o sector mineiro pode assumir-se como um motor para o desenvolvimento económico e das regiões, destacando que o Governo está interessado "em agilizar investimentos".

Para o Ministro da Economia, "o sector mineiro é um dos motores da reforma económica em que estamos apostados e que permite a criação de postos de trabalho, e aumento da receita fiscal. Além disso, tem impacto nas exportações e reduz a dependência de matérias-primas que vêm de fora, numa altura em que os preços têm vindo a subir".