Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Todo-o-terreno
Pneus, escolha e utilização correcta

IMG_4303.JPGNo todo o terreno a utilização de pneus ideais nas condições ideais é uma mais-valia para a circulação em segurança e para a correcta transposição dos obstáculos. Para isso devemos saber identificar a informação contida nestes.

Olhando de perto para o flanco dos pneus temos uma basta informação sobre os mesmos, que descreve a largura, a série, o diâmetro, o índice de velocidade e de carga, além de outras informações referentes ao seu fabrico.

É no sentido de que se faça a escolha e utilização correcta dos pneus para o tipo de todo o terreno que praticamos que deixo o seguinte texto, onde tento explicar algumas das nomenclaturas inscritas nos pneus utilizados no todo o terreno que podem ser aplicadas aos pneus em geral e quais as condições em que os mesmos devem ser utilizados.

Vamos tomar como exemplo um dos pneus mais utilizados nos veículos todo o terreno, o BFgoodrich Mud Terrain KM2 com a seguinte nomenclatura inscrita na lateral: LT 235/85 R 16 120/116 Q M+S. A inscrição LT, indica o tipo de pneu e significa "Light Truck", podendo ser usados em veículos comerciais ligeiros até 3500 kg, 235/85 R 16 indica-nos a dimensão e o tipo de construção do pneu. 235 é a largura do pneu em milímetros, 85 é a razão entre a altura da secção do pneu e a largura da sua secção, expressa em percentagem. Ou seja, a altura é 85% de 235. A letra R indica que estamos perante um pneu com o tipo de construção radial e, por conseguinte, muito mais eficaz em inúmeros aspectos que os pneus tipo diagonal ou convencional. O 16 representa o diâmetro da jante em polegadas. Por último, passemos aos índices de carga e velocidade. O número 120 indica o índice de carga ou peso máximo que o pneu suporta, numa montagem simples, garantido todas as condições de segurança. O 116 é o índice de carga para uma montagem dupla, ou seja um veículo com rodado duplo. A letra Q indica a velocidade máxima para qual o pneu foi concebido. Neste exemplo a velocidade máxima que o pneu suporta é 160 km/h. M+S é a designação da sua aptidão para utilização no Inverno "Mud + Snow", ou seja pode ser usado em piso de lama e neve.

5º Pinhal Total.JPGPressão de um Pneu 4x4 (Fora de Estrada)

A pressão de um pneu deve ser indicada ao tipo de terreno que se vai pisar. Para se conseguir um aumento significativo de tracção é obvio que, se baixarmos a pressão, o aumento de superfície do pneu em contacto com o solo é superior e isto é muito favorável em pisos tais como lama, areia e pedras. Mas se baixarmos demasiado a pressão pode ser prejudicial pois facilita que o pneu descole mais facilmente da jante e fica mais vulnerável a cortes laterais. No caso de usar câmara-de-ar, estas, com pouca pressão aquecem e enfraquecem.

Com pneus com pouca pressão fica muito mais difícil a condução. Por isso é sempre aconselhável, que depois de deixar de ser necessário a utilização com baixa pressão, voltar a por a pressão indicada para a viatura.

Pressão para Lama:

É permitido reduzir a pressão para aumentar a área de contacto do pneumático e a capacidade de flutuação.

Pressão para Neve:

Em estrada deve-se manter a pressão normal. Fora de estrada em condições difíceis deve reduzir-se a pressão a fim de beneficiar a tracção.

Pressão em Rocha/Pedra:

Neste caso é mais complicado pois, se baixar a pressão irá aumentar a tracção, mas o pneu fica muito mais sensível a golpes e cortes laterais.

Pressão em Areia:

Em areia solta devera reduzir-se a pressão para aumentar a tracção.

Escolha o Pneu Certo

A escolha de um pneu certo ou o mais indicado para o veículo e para os tipos de terrenos em que o veículo anda é uma tarefa muito complicada. Não existe um pneu que se adapte a todos os tipo de terreno.

baja-oleiros-proenca_497x330.JPGPneus para Areia:

Em terrenos arenosos o mais indicado são os pneus largos, para se conseguir obter uma maior base de contacto com o solo, pois assim é muito mais difícil a atascamento. Claro que isto tudo melhora se baixarmos a pressão para aumentar ainda mais o contacto com o solo.

Pneus para Lama:

Em terrenos com muita lama, quanto maior forem os sulcos ou gomos do pneu, maior tracção terá. Isto ainda será melhor se os pneus tiverem um grande poder de auto limpeza, senão o pneu perderá a tracção.

Pneus para Pedras/Rochas:

Neste tipo de piso é muito difícil ganhar tracção pois as pedra tipo cascalho ou mesmo pedras soltas podem dificultar muito a condução. E neste tipo de terrenos os pneus ficam muito veneráveis a cortes laterais por isso o mais indicado é a montagem de pneus bastante reforçados lateralmente, este pneus são os que possuem um maior número de Lonas ou Telas (PR) ex: 8 ou 10.

Pneus de Neve:

Estes pneus são muito pouco comercializados no nosso pais, devido às nossas condições climatéricas. Existem vários tipos de pneus de neve, mas normalmente são pneus com os perfis quase idênticos aos pneus Mistos, os 50%-50%.

Alguns destes pneus possuem pequenos orifícios no piso, para se adaptar uns "pregos especiais para a obtenção de uma maior tracção. A solução ideal no nosso caso são as correntes especiais para este tipo terrenos que se encontram à venda.

Agora depois desta aula teórica, escolha os pneus mais indicados para a sua viatura, para tirar o máximo partido dela, e gaste os pneus em grandes aventuras, de preferência pela nossa região.

 

João Alves

Fotos: Arquivo

João Alves
Arquivo