Candidatura aprovada
Aldeia segura, pessoas seguras
A candidatura da Câmara de Oleiros ao Programa “Aldeias Seguras” e “Pessoas Seguras” foi aprovada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de 636 mil e 215 euros. O investimento permitirá assegurar a existência de faixas de gestão de combustível em redor das aldeias de Adgiraldo e Casas da Zebreira (Orvalho), Chelhinho (Mosteiro), Covão e Urraca (Oleiros-Amieira), Rouco de Baixo e Rouco de Cima (Cambas), Silvosa (Sarnadas de São Simão), Vale da Lousa (Isna), Vilar Barroco (Estreito-Vilar Barroco) e Vilar Fundeiro (Madeirã), Leiria de Cima (Sobral) e Álvaro.
Apesar do financiamento, a autarquia explica que poderá fazer um investimento de cerca de 700 mil euros, devido a intervenções adicionais que o Município vai efetuar no domínio da minimização de riscos face aos incêndios.
Miguel Marques, presidente da autarquia, revela que “com a implementação das ações delineadas, queremos reforçar a segurança da população, tanto pela alteração do uso dos solos, que fará abrandar a progressão dos incêndios, quanto pela sensibilização da população para lidar com estas catástrofes. A execução desta candidatura vai avançar de forma faseada, de acordo com a capacidade financeira do Município”.
De referir que o Programa “Aldeias Seguras” e “Pessoas Seguras” é financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como objetivo aumentar o nível de segurança de pessoas e bens e tornar os espaços, onde coexistem estruturas edificadas e vegetação, mais resilientes e resistentes à ação do fogo.