Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Oleiros-Amieira
Programa Haja Saúde tem nota muito positiva

Imagem Haja Saúde 1O programa “Haja Saúde”, desenvolvido pela Freguesia de Oleiros-Amieira, tem nota muito positiva por parte dos utentes deste serviço. Isso mesmo revela aquela Junta, no seguimento de um inquérito feito à população, o qual teve por objetivo avaliar o funcionamento do Programa, tendo em vista a melhoria contínua do serviço.
A larga maioria dos inquiridos refere que o programa tem atingido níveis de satisfação elevados. 48% referem que o serviço é bom e 47% classificam-no como excelente.
Em nota enviada ao nosso jornal, a Junta explica que também os parâmetros analisados neste serviço são considerados pertinentes para os nossos utentes, a saber: peso - 53% consideram pertinente, tensão arterial (86%), glicémia (80%) e colesterol (73%). Apenas o perímetro abdominal não tem tanta aceitação (17%). “Estas percentagens demonstram que as pessoas estão bastante atentas à prevenção e ao controlo dos parâmetros relacionados com doenças cardíacas”, justifica a Junta.
A frequência do serviço é considerada Muito Boa (44%) e Boa (50%).
Na mesma nota é revelado que “a idade dos utentes do Haja Saúde localiza-se maioritariamente entre os 50 e os 90 anos (91%) que condiz com o objetivo e o público-alvo que pretendemos alcançar. A adesão de maior número de mulheres a este serviço (66%) também é de salientar, ainda que não nos permita tirar conclusões. Talvez signifique que têm uma maior preocupação com a prevenção e com o controle dos parâmetros de saúde analisados”.
No que respeita à forma como as pessoas têm conhecimento do programa, o inquérito revela que a divulgação por cartaz é a forma mais eficaz (44%). Também, a interação entre vizinhos (31%) se mostra relevante, estando, portanto, nestes grupos cerca de 75% da população. Apesar disso, não é de desprezar o uso das redes sociais (27%) que se equipara ao contacto telefónico (27%). Estas ferramentas não devem ser desvalorizadas, já que há um uso cada vez maior de equipamentos informáticos.
“As pessoas que têm conhecimento do nosso serviço aderem a ele sempre (31%) ou quase sempre (55%) o que demonstra uma preocupação com a saúde e uma adesão ao Haja Saúde quando têm conhecimento dele”, justifica a Junta.
Os resultados do inquérito revelam que “o Haja Saúde é um programa muito bem aceite e muito bem avaliado pelos habitantes da freguesia. Para além dos diagnósticos realizados e avaliados, o Haja Saúde prossegue com outras valências difíceis de quantificar, mas imprescindíveis para o bem-estar da população. Referimo-nos aos conselhos dados pelas enfermeiras sobre cuidados básicos de alimentação, medicação, comportamentos saudáveis, bem como o encaminhamento para consultas. Acresce a tudo isto, o combate ao isolamento dos mais idosos”, diz a autarquia.