Alerta feito em Assembleia Municipal
Madeirã critica destruição de culturas pelos animais
A Junta de Freguesia da Madeirã está preocupada com o facto de muitas áreas cultivadas estarem a ser destruídas por animais, como javalis, veados, corsos ou cabras, que procuram alimento. Esta situação levou mesmo o presidente da Junta, José Almeida, a abordar o assunto em Assembleia Municipal, alertando para o facto de se nada for feito se correr o risco de haver abandono das terras.
Em nota enviada ao Oleiros Magazine, o autarca começa por referir que “nos últimos anos estamos a assistir a alterações de vário tipo que afetam diretamente as atividades agrícolas tão características das nossas gentes”. José Almeida dá como exemplo “os incêndios, as alterações climáticas, a alteração das florestas (predomina o eucalipto, e outras espécies consideradas invasoras), ou a introdução de espécies animais não endógenas, como veados, corsos, cabras ou javalis”.
O presidente da freguesia adianta que “como as várias espécies animais não encontram alimento nas florestas atuais, pressionam as áreas cultivadas destruindo tudo na sua passagem”.
José Almeida diz que “as pessoas consideram-se prejudicadas e sentem-se desmotivadas” e alerta para o facto de, “se a situação não for revertida, muitos vão ser obrigados a abandonar as suas atividades agrícolas o que leva a que estes territórios fiquem mais pobres, mais desertificados e ainda mais expostos às condições climáticas e incêndios”.