Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Concelho
Apoio ao luto já ajudou meio milhar

PsicologicoO programa de Apoio ao Luto do Município de Oleiros já apoiou meio milhar de pessoas no concelho, desde que em 2015 foi iniciado. Neste momento e segundo a autarquia, a psicóloga acompanha, em média, 120 pessoas com visitas ao domicílio e atendimentos no Gabinete de Ação Social Municipal.
Citada em nota enviada à nossa redação, Rafaela Lopes, psicóloga responsável pelo programa, diz que “estamos perante uma pandemia da saúde mental derivada do Covid-19. Existem pessoas que não puderam despedir-se de vizinhos ou familiares que faleceram com este vírus. Outras que não veem filhos ou outros familiares devido ao afastamento. Outras ainda que se isolaram com medo da doença”.
Sete anos depois e com um confinamento obrigatório em 2019 e 2020, Rafaela Lopes sublinha que o projeto acabou por não se restringir à perda de vidas, mas a outras perdas de condição de vida geradas pela pandemia e a acontecimentos traumáticos como doenças ou os incêndios. “Existem pessoas que têm recursos para lidar com essa perda, outras não têm tantos recursos e aí pode ser necessária uma intervenção, porque viveram experiências mais traumáticas pode ser precisa ajuda para reativar os recursos pessoais que elas têm”. A sinalização dos casos é feita pelo Gabinete Municipal de Ação Social e Serviço Municipal de Proteção Civil, Juntas de Freguesias, da CLDS, Centro de Saúde ou pela própria comunidade (vizinhos ou amigos).
Recorde-se que o Projeto de Apoio ao Luto de Oleiros recebeu vários prémios nacionais, como o de Município do Ano 2019 na Categoria Regional Centro atribuído pela Universidade do Minho através da plataforma UM-Cidades, o Prémio Boas Práticas em Psicologia – Administração Local – 2019 criado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e pela
Câmara Municipal de Lisboa, entre
outros.