Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
A céu aberto
Oleiros é contra exploração de lítio

Litio Contra 1A Câmara de Oleiros e a Assembleia Municipal são unânimes em rejeitar, por unanimidade, a prospeção, a céu aberto, a vários tipos de minerais, como chumbo, zinco, cobre e lítio.
Segundo apurou o Oleiros Magazine, esta decisão foi tomada depois de terem chegado à autarquia dois pedidos de parecer por parte da Direção Geral de Energia.
Os dois pedidos estão relacionados com o denominado projeto da Raposa, que afeta a freguesia do Orvalho, e de São Torcato que abrange terrenos das freguesias de Orvalho e Estreito, num total de cerca de 70 Litio Contra 2quilómetros quadrados de área.
Depois do executivo municipal ter dado um parecer negativo, por unanimidade, a esse pedido, também os deputados municipais, reunidos em Assembleia, aprovaram, de forma unânime, um parecer desfavorável “contra estas intenções de investimentos tal como a DGEG propõe. A mesma deliberação tinha sido emanada em reunião extraordinária do executivo municipal também por unanimidade”.
“Entendemos que existe falta de informação na documentação enviada pela DGEG”, referiu o Vice-Presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques na Assembleia Municipal.
O autarca adiantou que reuniu com os municípios do Fundão, Covilhã e Pampilhosa da Serra, realçando que o Município de Oleiros “não é contra o desenvolvimento e a criação de riqueza desde que estes não coloquem em causa a saúde das populações e o potencial ambiental”.  De referir que estes projetos compreendem ainda os concelhos vizinhos Fundão, Castelo Branco, Pampilhosa da Serra e Covilhã.