Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
EMOCIONÓMETROS NA ESCOLA
Medir as emoções?

Em ano de pandemia, o Agrupamento esteve atento ao estado emocional dos nossos alunos. Para conseguirmos aprender também temos que nos sentir bem!
A psicóloga do agrupamento lançou o desafio, o diretor, a coordenadora dos diretores de turma e o professor de Complemento à Educação Artística (CEA) aceitaram.
No 1.º período (1.º desconfinamento), o Professor Pedro Rocha e os alunos de CEA começaram por construir os emocionómetros.
No 2.º período, durante o 2.º confinamento, com a colaboração de todos os docentes, os alunos responderam todos os dias de manhã à pergunta “Como te sentes?” através de um link confidencial. As respostas foram observadas diariamente pela psicóloga que construiu este emocionómetro online. Alunos e psicóloga da escola mantiveram-se em contato. No final, quando questionados, os alunos perceberam que as emoções estão relacionadas com a forma como nos comportamos e gostaram de participar.
No 3.º período, os emocionómetros contruídos nas aulas foram distribuídos a cada uma das turmas (salas) e a psicóloga aproveitou o momento para aumentar a literacia em saúde mental. No 1.º ciclo, dinamizou uma sessão sobre “empatia” e cada aluno construiu o seu mini-emocionómetro com a ajuda das suas professoras. No 2.º e 3.º ciclos, dinamizou uma sessão sobre “PSA: Pensar, Sentir e Agir” na qual os alunos teatralizaram interações do dia a dia para resolver conflitos.
Temos uma escola SaudavelMente!