Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Agosto 2021 nº79 Ano XVII
Editorial

EscolaUm dia, uma criança em conversa com um sábio (de experiência feita e de idade válida) perguntou-lhe: "Que tamanho tem o universo?".
O sábio olhou primeiro para a criança, depois para o infinito e respondeu: "O universo tem o tamanho do teu mundo". Intrigada, a criança voltou a perguntar: "E qual é o tamanho do meu mundo?".
O sábio, então, respondeu-lhe prontamente: "Tem o tamanho dos teus sonhos e da esperança que tiveres quando enfrentares os teus dias."

(Adaptado de Augusto Curry)

ESPERANÇA…
Felizmente, conseguimos voltar a uma certa normalidade nesta longa reta final e com tantas linhas de meta distintas. O espelhado neste suplemento é o reflexo de muito trabalho, de todos e com todos.
Este ano foi e pareceu bem maior que o habitual, nem tanto pelo tempo, mas, sim, pelas suas formas. Pareceram dois ou três anos letivos num só.  Parte presencial, parte à distância e ainda mista para alguns.
Tivemos de enfrentar uma nova realidade na sala de aula. Regras de circulação entre blocos e edifícios, intervalos desfasados, quase ausência de convivência entre alunos de blocos diferentes entre muitas outras limitações. Desapareceram visitas de estudo e outras atividades de grupo. Desapareceu, por isso, um pouco da Escola…
Houve alunos e professores a aprender e a ensinar a partir de casa, fosse por confinamento ou fosse por isolamento profilático.
Perdemos muito neste caminho e não me refiro apenas às aprendizagens em contexto sala de aula.
Todos fizemos o melhor em cada momento. Quando digo todos, refiro-me a todos os agentes envolvidos neste processo: professores, alunos, encarregados de educação, assistentes técnicos, assistentes operacionais e autarquia.
Infelizmente, a realidade deste ano escolar não deverá ser muito diferente do próximo, que se aproxima rapidamente. O sucesso almejado deverá procurar o seu alicerce na capacidade de resiliência de todos e de cada um.
O desafio proposto a todos nós, será o de proporcionar uma Escola para além da sala de aula, mas entre portas.
Juntos, somos capazes!
Portanto, sim, ESPERANÇA!.

Filipe Domingues
O Diretor