Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Prevenção de incêndios
Videovigilância chega à floresta do concelho

Videovigilancia.JPGO Concelho de Oleiros está a ser pioneiro na prevenção dos fogos florestais, ao implementar um sistema de vídeo vigilância da floresta. No entender da autarquia, esta aposta "pretende garantir uma maior eficácia na deteção dos incêndios, otimizando uma rápida primeira intervenção por parte dos meios de combate".

O sistema integra um conjunto de câmaras, as quais transmitem diretamente as imagens para o CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro) e para a Proteção Civil de Oleiros. Deste modo, o centro de controlo do CDOS sabe em tempo real aquilo que se passa na floresta do concelho de Oleiros.

As câmaras foram instaladas pelo Município de Oleiros, no âmbito do Sistema de Apoio à Decisão. Em nota enviada à nossa redação pela autarquia, é explicado que "este sistema, enquadrado no Dispositivo de Defesa da Floresta Contra Incêndios, foi colocado em pontos estratégicos do espaço florestal concelhio de modo a permitir a máxima cobertura do território".

Para além daquele investimento, a Câmara de Oleiros tem no terreno, desde o passado dia 1 de julho oito equipas Municipais de Intervenção Florestal (EMIF´s), as quais se juntam à equipa dos Sapadores florestais da Associação de Produtores Florestais de Alvelos e Muradal (APFAM).

Em nota enviada ao Oleiros Magazine, é explicado que estas equipas estão integradas no Plano Operacional Municipal de Oleiros referente ao ano 2015.

Com a presença no terreno destas equipas, os espaços florestais do concelho estarão sob vigilância armada a partir de locais estratégicos de estacionamento, os quais permitirão a visibilidade para as manchas-sombra dos postos de vigia. Estas equipas estão orientadas para prestar uma primeira intervenção, tendo um importante papel nesta ação de combate, impedindo que pequenas ocorrências se transformem em incêndios de grandes proporções.