Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Na Madeirã
Vilar dos Condes capta estrangeiros

vilar1.jpgNa freguesia de Madeirã, a dois passos do Rio Zêzere e bem próximo da Aldeia de Álvaro, está localizado o complexo de Vilar dos Condes, constituído por seis casas em xisto, todas elas recuperadas e com capacidade entre um e três quartos. Este complexo, no lugar de Vale Cimeiro, é muito procurado por estrangeiros e foi o primeiro investimento em turismo rural concretizado no Concelho.

A aposta valeu a pena. A responsável pelo investimento, Maria Teresa Almeida, considera que "a taxa de ocupação é boa, dentro do que pode esperar e olhando à crise". Logo de início, em 2008/2009 chegaram muitos estrangeiros, sobretudo da Alemanha. O facto de a empresa ser agente das Aldeias de Xisto facilitou a chegada. Seguiu-se uma fase em que o número de portugueses passou a ser mais significativo, mas os estrangeiros voltaram em força, entre belgas e italianos, mas os alemães são os que chegam em maior número.

vilar2.jpgHá quem venha para aprender a confeccionar pratos típicos da região, o que faz desde a apanha dos legumes na horta biológica até servir a refeição. As migas estão entre os pratos que mais interessam quem visita Vilar dos Condes. Interesse têm também os percursos pedestres, por exemplo o que é feito entre Álvaro e Sobral, nos meandros do Zêzere. "Tentamos mostrar o que de melhor a região tem, desde as paisagens ao património, como sucede com o património religioso de Álvaro", refere Maria Teresa Almeida.

Há ainda quem passe pelo complexo no decorrer de provas de BTT e quem procure Vilar Cimeiro para praticar Yoga, algo que foi uma aposta inicial. E ganha. "Muitas pessoas ficam um fim-de-semana e praticam yoga". Muitos dos que vêm não abdicam também de um lanche em contacto com a natureza, à beira rio. "As pessoas vão até ao rio, a pé, e nós levamos as cestas".

De futuro, os objectivos passam por melhorar o mais possível o serviço e por diversificar a oferta. "Temos sobretudo hóspedes fidelizados, alguns dos quais vêm duas e três vezes por ano. Apostámos no tipo de publicidade boca a boca e resultou", conclui.