Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Oleiros
Uma Casa no Dão

dao4.jpgA Casa do Dão é outra das unidades de turismo licenciadas no concelho de Oleiros. Situada na aldeia de Dão, na freguesia de Oleiros, aquela estrutura funciona desde o ano passado. O investimento pertence a Marina Alves e Cláudio Lopes. "A Casa do Dão provém de herança familiar, por mim herdada em 2002. Pertenceu aos meus bisavós que, após casarem, foram viver para a casa a qual já pertencia a gerações anteriores (desconhece-se o ano de construção da casa). A minha avó materna e tia nasceram e cresceram na Casa", explica Marina Alves.

Durante os anos de 2003 e 2004 a casa foi sujeita a obras de recuperação e melhoramento. E se no início a recuperação visava transformar a casa para residência própria, posteriormente acabou por ser recuperada para habitação de turismo rural. "Considerando que a Casa poderia oferecer boas condições para alojamento turístico, e como forma de promoção das potencialidades do meio rural e de toda a envolvente da região, iniciámos (eu com a colaboração do meu marido) este projecto", explica.

dao1.jpgA Casa está licenciada pelo Município de Oleiros para utilização turística em espaço rural, desde Junho 2011. Licenciada como Empreendimento Turístico em Espaço Rural, com a classificação de Casa de Campo. Em Setembro 2011 o empreendimento passou a estar registado no Registo Nacional de Turismo, do Turismo de Portugal.

A Casa dispõe de um piso principal com 1 quarto de casal, cozinha, sala e WC; e de rés-do-chão com 1 quarto de casal, wc e sala. Marina Alves, explica que "a entrada para os 2 pisos faz-se por acessos independentes, no entanto a casa na sua totalidade apenas é alugada a hóspedes com ligação entre si".

O Dão é uma pequena aldeia, a seis quilómetros de Oleiros, com apenas 15 habitantes, maioritariamente idosos. "É uma aldeia marcada pela simpatia dos seus habitantes, pela tranquilidade e pela hospitalidade. A vantagem da casa é permitir, além do conforto e tranquilidade, a privacidade de quem a usa; a casa fica exclusivamente por conta do(s) hóspede(s)", refere.

Marina Alves refere que este "é um projecto que se tem vindo a consolidar. Tem tido uma crescente procura e tem agradado a quem dela desfruta. No horizonte estão algumas obras de melhoramento na envolvente da casa, nomeadamente recuperar a casa do forno/adega e fazer uma garagem", conclui.