Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Crónica da terra
Em época de calor…fruta, se faz favor!

claudia.JPGEstamos em pleno verão, e as temperaturas típicas desta estação, e da nossa região, já marcam presença. É muito comum ouvirmos comentários tais como "só me apetece ingerir líquidos" ou "com este calor, a fruta é o que me sabe melhor". Pois bem, de facto, o calor diminui, regra geral, o apetite. Para fazer a regulação térmica do corpo, o organismo perde mais água no suor e, com ela, magnésio, sódio, potássio e outros sais minerais. E por isso, o consumo predominante de frutas, legumes e verduras são recomendados. Felizmente que a Natureza nos oferece, nesta época, uma grande diversidade de alimentos que vão de encontro a estas nossas necessidades. No campo dos frutos, as cores apelativas falam por si, sendo indiscutíveis os benefícios que os frutos vermelhos, com o seu poder antioxidante trazem ao nosso bem-estar e saúde. Valerá a pena, portanto, perder um pouco de tempo (e ter alguma dose de paciência), a colher amoras silvestres, por entre os espinhos das silvas que por aí vão invadindo alguns terrenos. Para além da sua elevada concentração de cálcio, são também muito ricas em potássio, pelo que se tornam ideais para os desportistas, como tonificadores musculares naturais. Uma fibra solúvel, de seu nome pectina, ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e devido à presença de ácido elágico, deposita-se nelas confiança na luta contra o cancro.

Parecidas no aspecto, diferentes na cor, e muito mais frágeis, temos também as framboesas. Muito ricas em vitamina C, estão também nelas presentes a vitamina A, vitamina B7 e ácido fólico (este último imprescindível para gestantes, uma vez que previne mal formações do tubo neural do feto). Contêm também salicina (princípio activo das aspirinas comerciais vendidas nas farmácias), pelo que uma mão cheia de framboesas poderá ser de alguma utilidade perante uma dor de cabeça…

E, sem provocar grandes cefaleias, mais facilmente encontramos nas nossas hortas os morangueiros, com os seus pseudo-frutos (o verdadeiro fruto do morangueiro são as "pintinhas amarelas" do morango, os aquénios), com propriedades adstringente, calmante, depurativo, diurético e tónico.

E muitas linhas se preencheriam a escrever sobre os benefícios e propriedades de outros frutos de verão, tais como a ameixa, cereja, pêra, pêssego, limão, melão, melancia, uva…e muitas outras partes de plantas podem ser aproveitadas, por exemplo, para chás…mas esses, a não ser que lhes seja adicionado uma pedra de gelo, vamos deixar para o frio do inverno, quando as lareiras estiverem acesas e a chuva nos acompanhar…

Por enquanto, neste nosso verão mediterrânico…estes frutos andam por aí…descubra-os e consuma-os num cocktail de vitaminas e minerais!

Cláudia Mendes
(Bióloga)