Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Abril 2025 nº94 Ano XXIV
Educação
Mais alunos nas escolas de Oleiros

AgrupamentoO Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPPA), pelo terceiro ano consecutivo, vai aumentar o seu número de alunos. De acordo com o diretor do AEPPA, Filipe Domingues, no próximo ano letivo vai receber mais 10 alunos. Aquele responsável falava durante a última reunião do Conselho Municipal de Educação, reunido no passado dia 18 de fevereiro.

Segundo aquele responsável, os novos alunos vão entrar para as escolas de Oleiros, Estreito e Orvalho. Algumas destas crianças são estrangeiras, facto que para Filipe Domingues, vai “exigir maior esforço da parte do Agrupamento no contexto da integração escolar”.

Ao Oleiros Magazine, a autarquia explica, por escrito, que desde 2022 que o número de alunos tem vindo a crescer em Oleiros. Nestes três anos registou-se uma subida de 30, no número total de alunos, contrariando os anos anteriores. “É um dado positivo, porque demonstra a capacidade da comunidade escolar em reter alunos, por outro lado a atratividade na captação de novos residentes”, justifica o presidente da Câmara, Miguel Marques.

É com base nestes números que o Conselho Municipal de Educação aprovou, naquela reunião, “um parecer desfavorável ao encerramento de qualquer estabelecimento escolar no Concelho, já enviado à Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – DGEstE Centro”.

O encontro serviu ainda para a autarquia reafirmar o apoio ao Agrupamento de Escolas, criando melhores condições escolares, apoiando projetos educativos, oferecendo cadernos de atividades a todos os alunos, e implementando o projeto “Oleiros Educa”. Uma iniciativa que inclui regalias aos alunos e famílias, “como alojamento, refeições, transportes gratuitos, apoio ao estudo na escola e na residência de estudantes, ambiente escolar seguro e acolhedor, laboratórios de aprendizagem inovadores e modernos equipamentos tecnológicos, visitas de estudo a locais de interesse cultural e histórico totalmente gratuitas a países europeus (alunos do 3º ciclo)”.