Miguel Martins eleito presidente
O renascer da ARCO
Depois de vários anos sem atividade e de se ter despedido do Campeonato de Portugal em futebol, a Associação Recreativa e Cultural de Oleiros (ARCO) elegeu os seus novos corpos sociais, no passado dia 28 de março, reativando assim a suas atividades. Miguel Martins, que já exercera as funções de presidente, regressa aos comandos da coletividade. Com ele está uma equipa que mistura juventude com experiência e que pretende dar uma nova vida à ARCO.
“O amor que tenho ao clube, a Oleiros e ao futebol levou-me a avançar. É importante fazer algo pela nossa terra”, justifica ao Oleiros Magazine.
Na Direção acompanham-no João Lourenço (vice-presidente), Anabela Rodrigues (tesoureira), Nuno Mateus, Emília de Deus, Paulo Mateus, Nuno Garcia, José Alves, Alexandre Luís, Alexandre ‘Perna’, Bruno Garcia, Jorge Parra e Helena Boaventura.
Para a Assembleia Geral foi eleito Alípio Neves, como presidente, sendo coadjuvado por Rodrigo Facucho e Eduardo Monteiro. Já o Conselho Fiscal é liderado por João Rodrigues (Peixoto) que tem a sua lado Duarte Mateus e Ricardo Serra.
O grande objetivo é retomar o futebol sénior. “Iremos participar, já na próxima época, no campeonato distrital da Associação de Castelo Branco. Estamos a preparar a época que desejamos ser tranquila”, diz Miguel Martins. A equipa vai ser orientada pelo técnico Fernando Casquinha e aposta passa por fazer um campeonato sem sobressaltos.
Para além do futebol sénior, Miguel Martins revela que este ano os “Santos Populares", promovidos pela Freguesia de Oleiros-Amieira vão ser concretizados pela ARCO. “Assumimos esse compromisso com a Junta, pelo que estaremos ativamente nesse evento que permitirá angariar fundos para a associação”.
Outra modalidade que poderá regressar é a Pesca Desportiva, que teve no concelho como grande impulsionador Nuno Mateus, que também faz parte da direção. Para já é apenas uma hipótese que poderá vir a avançar no futuro.
Com 830 sócios inscritos, os novos corpos sociais querem regularizar esse número. Miguel Martins espera, nesta sua caminhada de reativar uma das mais populares coletividades do concelho, ter o apoio do Município, da Freguesia e dos empresários/comerciantes do concelho.
Recorde-se que a ARCO esteve, nos últimos anos, sem atividades. Abandonou o futebol sénior no final de várias épocas a disputar o Campeonato de Portugal e desde essa altura que não voltou a competir. Associado ao clube está um dos momentos altos do desporto do concelho, quando em 2017 recebeu o Sporting Clube de Portugal num encontro da Taça de Portugal, tendo perdido por 4-2.
A presença leonina acabaria por ter honras municipais com a receção da direção do Sporting no Salão Nobre, onde foram feitas promessas de apoio aos Bombeiros Voluntários de Oleiros, pelo então presidente Bruno de Carvalho, que aparentemente não vieram a ser concretizadas pelo seu sucessor.
O encontro viria mesmo a ser disputado no Municipal de Oleiros, apesar de haver pressão para que não o fosse, alegadamente por falta de iluminação suficiente para a transmissão televisiva. Um problema resolvido pela autarquia com a empresa João Nunes Fonseca. E assim, nesse dia respirou-se futebol na vila, com um fan zone instalada nas antigas devesas altas. Agora, que a ARCO regressa aos campos, quem sabe se no futuro a história não se repete com um grande do futebol nacional...