Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Isna
Caçada Real abriu ciclo de atividades

caminhada copy.jpgA Câmara de Oleiros está a desenvolver um programa de atividades para valorizar o património e gastronomia das suas freguesias. O ciclo de atividades "Dez freguesias, Dez Experiências" arrancou na Isna, no dia 27 de janeiro, com a recriação de uma caçada real.
Esta atividade recriou a montaria que o Rei D. Carlos efetuou nos trilhos daquela região e promoveu um atelier dedicado à broa da Isna.
A iniciativa incluiu uma caminhada onde participaram 100 pessoas, a qual pré-inaugurou o futuro percurso pedestre "Trilho D'el Rei" e uma recriação histórica da caçada real (pela Companhia Viv'Arte). Por coincidência, nesse mesmo dia, Duarte Pio, Duque de Bragança, que numa monarquia seria o tutelar do trono português, esteve de visita a Oleiros.
Fernando Jorge, presidente da Câmara de Oleiro, realça a importância deste ciclo de atividades que vai abranger 10 freguesias do concelho para valorizar o que de bom tem o território: "Este ciclo, que está integrado no Portugal 2020, consiste num programa de divulgação daquilo que de bom há nas diferentes freguesias do concelho. É o nosso património que estamos a divulgar e isso é importante, pois também é uma forma transmitir aos mais jovens os saberes. Neste caso concreto potenciámos a broa da Isna, que é excecional e que muitas pessoas não conhecem. Queremos que este produto seja mais um atrativo e uma fonte de rendimento".
Fernando Jorge adianta ainda a pretensão de "trazer algumas personalidades e chefes de cozinha às freguesias e aldeias, para que possamos promover a gastronomia local, sobretudo aquela que era feita pelos nossos avós, muito rica em sabores".
O autarca acrescenta: "o nosso concelho tem muitas coisas boas. Por vezes não entendo como é que há pessoas e casais que vivem em locais com muitas dificuldades, e poderiam estar a viver aqui, onde há emprego, habitação e onde há boas condições. Podem dizer-nos, mas em Oleiros não há cinema todos os dias, mas se estiverem a viver numa grande cidade também não vão ao cinema todos os dias".
A atividade seguinte decorreu no dia 24 de fevereiro, na freguesia de Mosteiro. Subordinada ao tema do Fumeiro e das Sopas, a recriação histórica irá abordou "A vida monástica, agasalho e aconchego aos viandantes e peregrinos", numa clara alusão à influência da Ordem de Malta naquela freguesia.