Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Dia 17 de Junho
Visita temática às Minas do Cavalo

No âmbito do Festival da Paisagem Oleiros 2012,    este ano dedicado ao "Património Geomineiro de Oleiros", para além da ocorrência de uma exposição temática que vai estar patente durante todo o mês de junho, no Posto de Turismo Municipal, ou do lançamento oficial do documentário "Ouro negro: a outra face", entre outras atividades; no dia 17 de junho está prevista uma visita temática às Minas das Fragas do Cavalo. Com uma duração prevista de 3 horas, onde no total serão percorridos cerca de 2.600 m, esta será uma oportunidade única de visitar o local, acompanhado de especialistas das mais variadas áreas e de alguns dos intervenientes que viveram os tempos da exploração de Volfrâmio no concelho de Oleiros. A participação nesta atividade é gratuita e a Câmara Municipal disponibiliza transporte até ao local.

A partida está prevista para as 10 horas, em frente à Câmara Municipal de Oleiros e os interessados em participar deverão proceder à sua inscrição no Posto de Turismo de Oleiros ou pelo telefone 272 681 008. Aconselha-se que os participantes tragam vestuário prático e confortável.

Recorde-se que "ainda são visíveis no local o que resta da lavaria e dos escritórios da mina, os quais decorrente do caos que se seguiu à Revolução de Abril, foram queimados e saqueados, mas que ainda demonstram bem a importância das minas e as técnicas empregues na sua exploração. É impressionante verificar os trabalhos desenvolvidos ao longo da grande encosta de mais de 150 m de altitude, os mais antigos situados junto à Ribeira, com numerosas galerias distanciadas verticalmente de 20 metros em comunicação com chaminés verticais distanciadas de 30 metros, destinadas à ventilação e ao reconhecimento do jazigo entre dois pisos".

 Segundo o município de Oleiros e a Naturtejo, devido ao risco de contaminação, "não se devem recolher materiais de escombreiras, nem qualquer tipo de ferramenta ou maquinaria existente, assim como utilizar a água proveniente das minas ou escombreiras".

Por outro lado, "por questões de segurança, a entrada nas galerias é desaconselhada, havendo risco de abatimento, assim como nos edifícios de apoio às minas, os quais estão em ruína. Também a circulação pela encosta das minas é perigosa e desaconselhada, devido à existência de inúmeros poços não sinalizados. Desta forma, a visita temática de dia 17 representa uma oportunidade única de explorar o local em segurança e com um acompanhamento técnico de excelência.