Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
ULSCB garante serviço, mas extingue extensões de saúde
Oleiros garante SAP

centro de saude.jpg A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) e a Câmara de Oleiros acabam de assinar um acordo que garante a continuidade do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) em Oleiros, todos os dias da semana e 24 horas por dia, com a presença de médicos.

Este acordo vai ao encontro dos anseios da autarquia, a qual sempre defendeu a permanência do SAP na vila. No entanto, e segundo apurámos, a falta de médicos na região centro obrigou a ULSCB a extinguir as extensões de saúde de Foz Giraldo, Cambas, Madeirã e Sobral. Uma medida que não agrada à autarquia. "lamentamos que isso suceda, pois essa medida vai prejudicar muito as populações, compostas maioritariamente por pessoas idosas", começou por referir o presidente da Câmara, José Marques.

O autarca sublinhou que "a falta de médicos está na origem dessa medida. A Câmara de Oleiros está disponível para apoiar as freguesias a pagar os transportes (gasóleo) para deslocarem as pessoas para a nova extensão de saúde".

Segundo apurámos, os habitantes de Foz Giraldo vão passar a utilizar a extensão de saúde de Orvalho. Cambas poderá servir-se da extensão de Orvalho ou Oleiros, e a Madeirã e Sobral utilizarão o centro de saúde de Oleiros.

José Marques refere que a "a autarquia está disponível para apoiar as freguesias. A Junta do Orvalho, por exemplo já tem recebido o nosso apoio para o transporte de Foz Giraldo para o Orvalho".

Reunião sobre Centro

Entretanto, o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, José Tereso, e o presidente da ULSCB, Vieira Pires, vão visitar o Centro de Saúde de Oleiros no sentido de estudarem possíveis utilizações da zona não utilizada naquele edifício.

A visita, na qual participará o presidente da Câmara, servirá para os responsáveis da saúde na região centro possam verificar as potencialidades de todo aquele espaço (o primeiro piso está praticamente por utilizar). José Marques, presidente da autarquia, já sugeriu que o Centro pudesse acolher um hospital de rectaguarda ou uma unidade de cuidados continuados.

Recorde-se que o aproveitamento daquele espaço para serviços de saúde e de apoio à população é uma medida defendida pelo presidente da autarquia desde que o Centro de Saúde foi inaugurado.