Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Oleiros
Oleiros - Sardeiras ganha no lazer

Sardeiras de BaixoA Junta de Freguesia de Oleiros, em colaboração com a Câmara local, acabam de requalificar o espaço envolvente à antiga escola primária de Sardeiras de Baixo. Situada numa das encostas da aldeia e assente em socalcos, a antiga escola primária chegou a ensinar 80 crianças. Hoje é sede da associação local e necessitava de ver a sua área envolvente arranjada.

"É um espaço de excelência que se estava a degradar, devido ao mau estado dos muros e da escadaria", revela Alfredo Martins, presidente da Junta de Freguesia de Oleiros. Um autarca que sublinha o apoio da Câmara de Oleiros em todo este processo. "Assim que solicitámos o apoio à Câmara, de imediato foi aprovado. Sem esse apoio era impossível avançarmos com esta intervenção", explica Alfredo Martins.

O investimento rondou os 29 mil 870 mil euros e a obra foi desenvolvida pela Junta de Freguesia, tendo a Câmara cedido os materiais. "Com esta requalificação preservamos um pouco da nossa história e do património da freguesia, ao mesmo tempo que se cria uma espaço nobre, que ainda será melhorado paisagisticamente".

Recorde-se que a antiga escola primária de Sardeiras de Baixo chegou a funcionar com cerca de 80 alunos e "recebia crianças das povoações vizinhas de Folga, Fernão Porco, Moutinhosa, Sardeiras de Cima, Covão, Carujo e Ribeira do Carujo", explica Alfredo Martins.

Aquele responsável revela que junto à antiga escola primária, foi também calcetada a rua que lhe é paralela. "Era outra obra importante, a qual mais uma vez foi feitacom o apoioda Câmara", diz Alfredo Martins.

Uma outra obra que foi desenvolvida em colaboração com a Câmara foi a abertura e o calcetamento da uma nova rua para a igreja de Sardeiras de Baixo. Com esta nova ligação fica mais facilitado o acesso à igreja, já que a outra ligação obrigava as pessoas a saírem da aldeia.