Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Relatório e contas
Generg mais forte

Generg - João BártoloA GENERG SGPS, proprietária do Parque Eólico do Pinhal Interior, efectuou no passado dia 1 de Abril a Assembleia-Geral, em que esteve representado a totalidade do capital, na qual foram aprovados, por unanimidade, os Relatórios de Gestão, Balanço e Contas da sociedade e consolidado do Grupo GENERG, relativos ao exercício de 2010.

Relativamente ao exercício anterior, verificou-se um acréscimo de 12% nos proveitos de exploração traduzindo o crescimento do portfolioem exploração pelo Grupoque tem como presidente da Comissão Executiva João Bártolo (na foto). O investimento total do Grupo atingiu os 760 milhões de euros, dos quais 95 milhões durante 2010. Os resultados líquidos, depois de impostos, cifraram-se em 25 milhões de euros.

A GENERG SGPS, holding do Grupo GENERG, concentra a sua actividade no desenvolvimento de energias renováveis tendo concluído o ano de 2010 com uma potência instalada de 482.1 MW dos quais 436,4 MW Eólicos, 33,2 MW Hídricos, 12,4 MW Solar Fotovotaico. A Produção Global de energia renovável do Grupo GENERG foi de 1.063,7 GWh, o equivalente ao consumo de cerca de 800 mil habitantes, a que corresponde uma penetração de 2,3% no consumo total de electricidade do país, que evitou a emissão de cerca de 700 mil tons de CO2. A GENERG está também presente no Projecto ENEOP do consórcio Eólicas de Portugal que se encontra a desenvolver 1200 MW de potência eólica e nos quais a GENERG participa em 20%.

Para além do envolvimento no Projecto ENEOP em fase de concretização, a GENERG está a terminar construção de mais uma central solar fotovoltaica de 6MW no concelho de Almodôvar, os quais se acrescentarão aos 12MW de potência instalada e em funcionamento no concelho de Ferreira do Alentejo.

Em 2011 a GENERG irá arrancar com novo projecto eólico na Serra da Gardunha, com uma potência de 25MW. Deverá também arrancar em 2011 a joint-venture estabelecida com a EDP Renováveis para o desenvolvimento de projectos solares fotovoltaicos em Portugal.