Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Outubro 2025 nº96 Ano XXIII
De 31 de outubro a 2 de novembro
Frutos de Outono trazem gastronomia e animação

Frutos De Outono 1A “Mostra Frutos de Outono” tem data marcada para os dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, em Oleiros. A iniciativa volta a decorrer na vila e integra um conjunto significativo de atividades gastronómicas, culturais e musicais. A aposta do evento, emblemático, passa por promover os produtos do concelho - como o medronho, a castanha, o vinho callum ou o cabrito estonado -, o artesanato e a cultura local.
Com entrada gratuita, o certame abre ao público no dia 31 de outubro às 18 horas. A festa começa com a atuação do acordeonista João Carvalho, seguindo-se às 21h30 o concerto da Banda Kompanhia.
Para o feriado 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, a feira abre às 10 horas. Durante a manhã haverá animação com o grupo de bombos do GAIO (Orvalho). Além da vertente lúdica, a Mostra inclui também conferências. Assim, às 15 horas realiza-se a palestra sobre as “boas práticas em castanheiro para a produção da castanha”. Será orador João Gama, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C).
Ainda no 1 de novembro é apresentado o livro da autoria de Leonel Azevedo, “Casta Callum: em busca das origens” e serão divulgados os vencedores do concurso de montras e de sopas de outono. A noite será dedicada ao festival de Folclore - Folk Lagos do Zêzere Oleiros, o qual é promovido pelo Rancho Folclórico de Oleiros e que contará com as atuações dos Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, Rancho Folclórico Casa da Cultura e Recreio de Vila Facaia, Grupo de Danças e Cantares de Sobreira Formosa, Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno, Rancho Folclórico da Pampilhosa da Serra, Grupo de Danças e Cantares de Montes da Senhora, Grupo de Danças e Cantares Etnográfico de Orvalho e Rancho Folclórico Clube Bonjardim.

BttBTT Rota do Medronho

O último dia da Mostra começa bem cedo, com a realização da XV BTT Rota do Medronho, promovida pela Pinhal Total. A prova começa às 8 horas e surge com dois percursos: um de cerca de 20 quilómetros, mais acessível, e outro de 45 quilómetros, para os mais experientes. 
Segundo a organização, o passeio será feito com recurso à navegação por GPS, pelo que não terá fitas de marcação. Ao longo da prova a organização garante reforços com produtos regionais como mel, castanhas, queijos, enchidos e o tradicional café com medronho.

Jornada micológica

Um dos momentos importantes da Mostra é a realização da Jornada Micológica dos Amicos Silvestris. O encontro começa às 9h30 de 2 de novembro, um pequeno-almoço micológico, seguido de uma caminhada e um almoço-convívio. 
A reunião decorrerá da parte da tarde. Às 15h30 serão divulgadas as conclusões desse encontro. Segue-se, às 16 horas, a conferência sobre “A importância do conhecimento da microbiota, na altura da micorreização do medronhal”. Será orador José Luís Henriques Gravito. O encontro terminará com um magusto. 
Passeio Micologico 1De referir que o grupo Amicos Silvestris nasceu em 2011, na altura impulsionado “por uma Comissão que integrava um técnico agrícola, um técnico florestal, dois chefes de cozinha, um gestor da restauração, um empresário do ramo da indústria dos cogumelos e um produtor e dirigente associativo da área agro-florestal, reúne agora centenas de pessoas interessadas na área da micologia das mais diversas áreas, origens, idades e atividades profissionais”, como é referido no Centro de Ciência Viva da Floresta (CCVF).
“O objetivo principal do grupo é criar uma rede de conhecimento e colaboração, onde os membros possam trocar informações, experiências e técnicas relacionadas com a identificação, colheita sustentável e aproveitamento dos cogumelos. Além disso, o movimento visa sensibilizar a sociedade para a importância destes fungos nos ecossistemas, destacando o seu papel na decomposição da matéria orgânica, no estado sanitário e produção das plantas, na gastronomia e até na medicina”, acrescenta a mesma informação partilhada pelo CCVF. Ao longo dos anos o grupo tem privilegiado a organização de ações no terreno e workshops.
Ao longo do dia 2 de novembro a Mostra terá a animação com o grupo “Picadinhos da Concertina”.

 

Freepik | Pinhal Total