Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Recordar João Mateus
Concelho ficou mais pobre

Joaão MateusO antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros faleceu, no passado dia 6 de setembro. Responsável pela transformação daquela instituição, entre os anos 1985 e 2023, João Mateus, é considerado pela atual provedoria liderada por José Marques, como “uma figura ímpar e notável, que se caracterizou sempre pela sua dedicação a esta Santa Casa. Dele, recordaremos sempre o seu sorriso fácil, a sua palavra amiga e a sua disponibilidade para ajudar o próximo”.
Na verdade, João Mateus deixa um legado imenso no Concelho de Oleiros. À Santa Casa da Misericórdia de Oleiros dedicou uma grande parte da sua vida. Fez obra e criou condições para que a instituição desse resposta às necessidades sociais de Oleiros.
Durante os seus mandatos João Mateus deixou obra e capacitou a Misericórdia para dar resposta às necessidades do concelho no que respeita a questões sociais. Através das equipas que liderou criou um novo infantário, hoje com 33 crianças. De um lar para idosos, que foi ampliado, a Santa Casa construiu mais dois.
Outras das obras que marcaram as suas provedorias foi a“construção do edifício de comércio e serviços, no centro da vila – que hoje é uma das principais fontes de receita da instituição -, mas também na recuperação da Igreja da Misericórdia, da Capela do Senhor dos Passos e da Capela Mãe dos Homens.
“Tudo foi bom. Sinto-me orgulhoso por terem acreditado em mim. Sinto-me bem ser humano e ajudar quem precisa”, disse, ao Oleiros Magazine, no início do ano, quando abandonou as funções de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros.
A tradição Pascal na vila também tem muito de João Mateus, que ao longo dos anos a soube manter, valorizando os seus diferentes momentos.
À família e aos amigos, o Oleiros Magazine endereça sentidas condolências. Também nós perdemos um amigo.