Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Abril 2025 nº94 Ano XXIV
Freguesia de Oleiros-Amieira
Trilho do Callum pronto para inaugurar

Trilho Do Calum 1A Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira tem concluído o percurso pedestre Trilho do Callum. De acordo com o presidente da freguesia, Fernando Dias, “este percurso (PR9) inicia-se e termina na Praia Fluvial do Açude Pinto e prossegue sempre à beira de ribeiras (Ribeira de Oleiros, Ribeira das Várzeas e Ribeira da Roda)”.
Para a concretização deste percurso, e segundo nota enviada pela Freguesia, foi feita “limpeza do percurso, a construção de alguns passadiços e pontes de madeira, colocação de sinalética e a requalificação de alguns açudes”.  
A candidatura, aprovada, foi feita pelo anterior executivo, através da Pinhal Maior. Alguns técnicos do Município de Oleiros colaboraram na elaboração do caderno de encargos e integraram o júri de seleção da empresa construtora.
O Trilho do Callum permite um passeio pela natureza, ao longo de quase doze quilómetros, existindo uma opção mais reduzida, com apenas três quilómetros. Em ambos os casos, inicia-se e termina no Açude Pinto.
“Tentou-se construir um percurso transitável para o cidadão comum, recuperando caminhos e veredas antigas, o mais perto possível dos cursos de água. Ao mesmo tempo, houve o cuidado de preservar os espaços naturais, não danificando as construções nem as árvores existentes”, diz Fernando Dias, enquanto acrescenta que “nestas condições, teremos de dedicar muitas horas ao longo de cada ano, para o manter transitável e atrativo”.
A inauguração oficial está prevista para o próximo mês, com a participação da associação Pinhal Total, com a qual foi estabelecido um protocolo de colaboração.
A obra rondou os 75 mil euros, sendo comparticipada pela União Europeia em cerca de oitenta por cento.
Com este trilho, a freguesia de Oleiros-Amieira fica com mais de vinte quilómetros de percursos à beira das suas ribeiras principais.
Este tipo de trilhos permite aos visitantes conhecerem os recantos naturais mais bonitos da freguesia e permite aos locais voltarem a sítios que conheceram noutros tempos, mas que, com o passar dos anos, se tornaram quase inacessíveis.
“O turismo de natureza é cada vez mais procurado, cabendo às autarquias um papel decisivo na valorização do território e na criação das melhores condições de circulação. Existe a vontade de apresentar candidaturas para outras obras deste género, em alguns dos locais mais bonitos, mas menos conhecidos da nossa freguesia”, concluiu, agradecendo “aos proprietários em cujos terrenos passa este trilho. A sua colaboração e a sua disponibilidade foram fundamentais para a concretização desta obra”.