Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Abril 2020 nº74 Ano XV
Jovem bombeiro morre no combate ao incêndio de Oleiros

FogoO incêndio que deflagrou este sábado, dia 25 de julho (e que só na manhã de segunda-feira foi dado como dominado), no Concelho de Oleiros, na freguesia de Oleiros-Amieira, provocou já uma vítima mortal.

Trata-se de um jovem bombeiro de Proença-a-Nova, que, no sábado, seguia numa viatura daquela corporação que teve um acidente durante o combate àquele incêndio florestal.

Para além desta vítima mortal, outros quatros bombeiros ficaram feridos.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, durante a tarde de sábado registou-se um outro acidente com uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, que ardeu, em Oleiros, sem qualquer ferido a registar.

O incêndio deflagrou na tarde de 25 de julho, pelas 15H31 e atingiu grandes proporções, envolvendo no seu combate muitas centenas de operacionais.

No teatro das operações estiveram mais de 800 bombeiros apoiados por 275 viaturas, e 11 meios aéreos.

Fernando Jorge, presidente da Câmara de Oleiros, citado pela Agência Lusa, mostrava-se muito preocupado com a situação. "Está muito problemático. O incêndio está com várias frentes, o terreno é muito acidentado, faz muito vento e agora, com a saída dos meios aéreos, fica ainda mais complicado. Vai ser uma noite terrível", perspetivou o autarca.

O presidente de Oleiros mostrou-se preocupado com os "prejuízos muito grandes" numa mancha de pinheiro bravo, mas sobretudo com a população e as habitações, lembrando que a área atingida por este fogo já tinha ardido em 2003. "Cresceu desordenadamente e estava já um pinhal denso e forte", disse também á Agência Lusa.

O incêndio alastrou aos concelhos vizinhos da Sertã e de Proença-a-Nova e na manhã de segunda-feira estava dominado, mantendo-se todo os efetivos de bombeiros no terreno para evitar reacendimentos.

O Oleiros Magazine apresenta à família do jovem bombeiro, aos amigos e à corporação dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova sentidas condolências.


*** Notícia em atualização*****

Oleiros Magazine