Prevenção de incêndios
Oleiros vai melhorar 800 km de caminhos florestais
A Câmara de Oleiros irá beneficiar, durante o próximo ano, 800 quilómetros de caminhos florestais. A informação foi veiculada ao Oleiros Magazine pelo presidente da Câmara, Miguel Marques. Esta intervenção representa um aumento de 200 quilómetros face ao ano de 2025.
Com efeito, a autarquia está a proceder, este ano, ao arranjo e beneficiação de 600 quilómetros de caminhos florestais do concelho. Esta medida pretende melhorar a Rede Viária Florestal, com o objetivo de garantir melhores acessos e segurança no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) e dos proprietários.
No terreno encontram-se três motoniveladoras. Ao Oleiros Magazine, a autarquia revela que depois da conclusão dos “trabalhos nas freguesias de Estreito-Vilar Barroco e Sarnadas de São Simão, uma máquina iniciará a intervenção na Freguesia do Orvalho, enquanto a outra avança da Freguesia de Álvaro para a Freguesia da Madeirã.
A terceira motoniveladora depois da Freguesia de Oleiros-Amieira irá para a Freguesia de Cambas.
Esta intervenção é tida como fundamental para a prevenção e para o combate aos incêndios florestais.
Recorde-se que o concelho de Oleiros tem na floresta um dos seus principais ativos. Para além da rede viária florestal, a autarquia tem investido na construção de depósitos de água, nas diferentes freguesias, para abastecimento de meios terrestres e aéreos durante o combate aos incêndios rurais.