Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Oleiros-Amieira
Inquérito ao produtores

Junta OleirosO Instituto Superior de Agronomia está a promover um inquérito junto dos produtores florestais da freguesia de Oleiros-Amieira. Este trabalho surge no âmbito do projeto científico “As Pessoas e o Fogo: reduzir o risco, conviver com o risco”. Os resultados deverão ser conhecidos no primeiro semestre de 2023, segundo referiu, em nota de imprensa, a Freguesia de Oleiros-Amieira.
Esta investigação é financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e envolve o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. O objetivo passa por “identificar medidas de política custo-eficazes para viabilizar a gestão de combustível à escala da paisagem (reduzir o risco) e para reduzir a exposição ao fogo das pessoas e infraestruturas (conviver com o risco)”.
Segundo a mesma nota, o inquérito será realizado em 11 freguesias do Pinhal Interior, num total de 800 inquiridos
O processo ganhou forma após uma reunião entre os responsáveis do projeto, município de Oleiros, Junta de Freguesia de Oleiros e Amieira e Associação de Produtores Florestais – APFAM, após a qual foi feita a seleção de inquiridores (os quais tiveram formação), bem como a identificação e localização de proprietários. De referir que o Balcão Único do Prédio de Oleiros presta também apoio a este trabalho.