Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2022 nº84 Ano XXII
Editorial
22 anos a informar com rigor

CAPAS_OLEIROS CopyO Oleiros Magazine assinala nesta edição 22 anos de vida. Mais de duas décadas a noticiar exclusivamente sobre o concelho de Oleiros, sobre cada uma das freguesias, aldeias ou lugares, porque sabemos o quanto é importante escrever sobre o arranjo de uma rua ou a conclusão de uma grande obra; mas também sobre as iniciativas de cariz cultural, social ou desportivo.
Neste percurso a informação rigorosa foi sempre o nosso propósito. Em boa hora há 22 anos a RVJ Editores, através dos jornalistas João Carrega e Vitor Tomé, deram corpo a uma publicação única, independente de qualquer tipo de poderes, isenta, prestando um serviço público a todos quantos têm ligações ao concelho.
Estivemos (e estamos) presentes nos bons momentos do concelho. Damos como exemplos a construção dos parques eólicos, da EN351, da zona de lazer de Oleiros, da nova estrada para a Sertã, o arrelvamento do Estádio, primeiro em Oleiros, depois no Estreito; a requalificação do quartel dos Bombeiros; a colocação das redes de água e saneamento; o aparecimento das praias fluviais; a abertura e construção do hotel; a requalificação do Centro de Saúde; o aparecimento da rede móvel no concelho; a vinda dos presidentes da República, Jorge Sampaio e Anibal Cavaco Silva, e de primeiros-ministros ao concelho; as subidas de divisão das equipas da ARCO e do Águias do Moradal; os sucessos das empresas do concelho; os prémios mundiais obtidos pela Pirotecnia Oleirense; a criação da Confraria do Cabrito Estonado; a construção das Devesas Altas, etc, etc.
Mas também estivemos ao lado das pessoas nos momentos menos bons. Nos incêndios (2003 e 2017 foram dos mais dramáticos); no encerramento da fábrica de peluches Steiif; na crise económica e na vinda da Troika; na pandemia, que ainda hoje nos afeta a todos. Mesmo nesse período, ininterruptamente publicámos o nosso jornal. Continuámos a informar. Com rigor.
Temos estado sempre ao lado das coletividades do concelho. Durante largos anos criámos e concretizámos a Taça do Concelho em Futebol de 11. Uma organização do Oleiros Magazine, em que os lucros revertiam para os clubes envolvidos. Na área cultural, foi o Oleiros Magazine que criou e investiu na primeira agenda cultural do concelho, tendo a mesma sido distribuída com a nossa publicação. Organizámos a Gala Oleiros Magazine, onde distinguimos personalidades e coletividades.
O nosso serviço público foi mais longe. A educação é um vector que consideramos determinante para o desenvolvimento do concelho. Durante vários anos oferecemos ao Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade um suplemento de quatro páginas em todas as nossas edições e sem qualquer tipo de condicionalismos. Assumimos todos os custos desse suplemento, porque entendemos que esta é uma forma de valorizar o trabalho que alunos, professores e funcionários fazem em prol de u ma sociedade melhor. A pandemia, o aumento dos custos associados ao papel e à impressão, impediram-nos de garantir essa oferta em todas as edições. Mas mantemos as páginas do Oleiros Magazine abertas às notícias do Agrupamento, disponibilizando-nos em publicar o suplemento na nossa edição de papel digital. De qualquer modo, esperamos vir a criar condições para que o suplemento regresse à edição impressa.
Muita da história do concelho está escrita nas páginas do Oleiros Magazine. O futuro também passará por aqui. Certamente que esse é o desejo dos oleirenses e do concelho.
Aos nossos leitores, colaboradores e anunciantes o nosso Bem-Haja!