Descobrimento do Tibete pelo Padre António de Andrade
Um oleirense no teto do mundo 400 anos depois
Oleiros acolhe, entre os dias 9 e 10 de novembro, o colóquio Internacional “Um Oleirense no Teto do Mundo”. A iniciativa decorre no edifício Multiusos das Devesas Altas e é promovido no âmbito das comemorações dos 400 anos do Descobrimento do Tibete pelo Padre António de Andrade.
Com moderação de Joaquim Magalhães de Castro, autor de uma série documental de quatro episódios que traduz a aventura de milhares de quilómetros do padre jesuíta, nascido em Oleiros, o colóquio, com início às 9h30min, tem como oradores convidados Marco Serote Roos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa), Maria de Deus Beites Manso (Universidade de Évora), António Trigueiros, SJ (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Maria João Pereira Coutinho (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Pedro Teixeira da Mota (Investigador Independente/Orientalista), António Graça de Abreu (Universidade de Aveiro) e Stefan Halikowsky Smith (KU Leuven, Bélgica).
Ainda no dia 9 decorre um serão cultural, pelas 21h30min. No dia seguinte realiza-se uma visita ao concelho. A participação no colóquio é gratuita e sujeita a inscrição prévia, até ao dia 31 de outubro, por e-mail (eventos@cm-oleiros.pt) ou por telefone (272 107 339).