400 anos da chegada ao Tibete
Himalaias Trail António de Andrade terá nova edição em 2025
A primeira edição do Himalaias Trail António de Andrade decorreu no passado dia 21 de setembro, com três percursos distintos: o Himalaias Trail António de Andrade (HTAA) de 35 km, o Trail Rota do Vento (TRV) de 17 km, e a Caminhada Rota do Vento (CRV) de 10 km.
As provas contaram, na totalidade, com 269 inscritos. Luiz Mota, foi o grande vencedor da prova mais longa do evento. O padrinho do evento correu a distância de 35 quilómetros, nos trilhos da Serra do Cabeço Rainha, em 3 horas e 6 minutos.
Luiz Mota terminou a corrida com cerca de 2 minutos de vantagem sobre Pedro Veríssimo. André Alves completou o pódio a 6 minutos do vencedor.
Na classificação feminina, a grande vencedora foi a atleta Andreia Pita, com um tempo final de 3 horas e 50 minutos. A atleta Serrazina ficou em 2º lugar, com uma diferença de 19 minutos. Vera Reis conquistou o seu lugar no pódio com uma diferença de 29 minutos.
Karen Mendes foi a grande vencedora da categoria feminina, tendo completado os 17 quilómetros em 1 hora e 53 minutos e 16 minutos de vantagem sobre Florbela Correia. Lídia Coelho chegou à meta com 16 minutos de diferença.
Na categoria masculina, Samuel Reis conquistou o 1º lugar no pódio, com um tempo de 1 hora e 43 minutos e 10 minutos de diferença sobre Nuno Arnauth. Vinicius Machado conquistou o 3º lugar com 11 minutos de discrepância.
A entrega de prémios aos vencedores de cada categoria aconteceu no final do almoço de confraternização. No final, o vice-presidente da autarquia, Paulo Urbano, garantiu que o Himalaias Trail “vai ser uma forte aposta da Câmara Municipal de Oleiros, já com uma segunda edição no próximo ano, com algumas alterações, alguns pequenos melhoramentos” e “que esta seja a primeira de muitas provas que se possam vir a realizar em Oleiros”.