Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Dezembro 2023 nº89 Ano XXII
Freguesia de Álvaro e Isna
Universitários europeus fazem planos para freguesias

AlvaroUm grupo de 20 estudantes universitarios do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e do Politecnico di Milano (estes provenientes de Itália através do programa ERASMUS) está a elaborar planos de ação para as freguesias de Álvaro e Isna.
O trabalho está a ser feito no âmbito do projeto “Landscape Together” e surge após uma visita ao terreno por parte dos estudantes, do levantamento fotográfico e da caracterização do edificado e das áreas não-edificadas. O objetivo é que os estudantes desenvolvam os planos em colaboração com as instituições locais.
A visita ao terreno decorreu no passado dia 28 de setembro e o desejo do concelho é que os alunos coloquem o seu olhar “fora da caixa” em favor da regeneração urbana das freguesias de Álvaro e de Isna.
Adelino Gonçalves, um dos professores que acompanhou os jovens, não tem dúvidas de que com esta atividade os alunos “têm contacto com realidades diferentes, do ponto vista profissional, mas também humano, o que é muito benéfico para a sua formação”.
Citado na nota enviada ao Oleiros Magazine, o docente esclarece que “a maior parte dos jovens que participam nesta iniciativa são oriundos de grandes aglomerados populacionais. O contacto com os cidadãos, com os autarcas e com outras pessoas que detêm responsabilidades nos destinos do Interior é essencial para que consigam perceber as suas necessidades, as suas ambições e os desafios que podem ter pela frente enquanto futuros profissionais da área e na realização dos planos de ação no âmbito do Landscape Together”.
Além da visita às duas freguesias, os estudantes ficaram a conhecer o projeto “Arte à Porta” e visitaram o Miradouro do Zebro, idealizado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.