Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Dezembro 2023 nº89 Ano XXII
Um homem, um espólio, uma doação
Leonel Azevedo lança novo livro

LeonelO investigador Leonel Azevedo, natural da Cardosa, acaba de lançar o livro “Um Homem, um espólio, uma doação – João Henriques dos Santos Ramos (1954 – 2011)”. A apresentação da obra foi feita a 11 de agosto,  no Espaço Multiusos das Devesas Altas. Esta nova obra surge na sequência de uma outra, “Subsídios para uma Monografia do Estreito, A Alma dum Povo”, e os dois volumes sustentam-se no espólio documental sobre o concelho reunido por João Ramos ao longo da sua vida, o qual será doado pela família ao Município de Oleiros.
Para esta investigação, o autor estudou de cerca de 900 espécies, cerca de 1400 apontamentos que constituem parte do seu espólio. “É com enorme orgulho que vejo a família doar ao Município de Oleiros todo este arquivo, sobre o qual há muito ainda por estudar”, referiu o autor.
Na ocasião, a esposa e a filha do magistrado agradeceram de forma emocionada o facto de muitos dos estudos de João Ramos perdurarem no tempo, visto que, como a sua filha Vânia Ramos referiu, “deixou muitos documentos, mas nada escrito”. Recorde-se que a conceção dos dois volumes teve o apoio desde a primeira hora da Câmara Municipal de Oleiros, presidida na altura por Fernando Jorge, o qual também marcou presença na ocasião. “O Dr. João Ramos partiu muito cedo, impossibilitando-o de concluir um valioso trabalho relacionado com a história do Estreito e de Oleiros”, destacou.