Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Dezembro 2020 nº77 Ano XVI
Boas práticas
Ordem dos psicólogos atribui Selo Comunidades a Oleiros

envelhecimento.JPGA Ordem dos Psicólogos Portugueses atribuiu ao Município de Oleiros o "Selo Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/21". O prémio distingue as comunidades portuguesas cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas sejam sinónimo de um compromisso forte e real com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido.
De acordo com a Ordem dos Psicólogos, na atribuição deste prémio, teve-se em consieração critérios na área da Segurança, Habitação e Mobilidade; Bem-Estar e Saúde; Relações Sociais e Inclusão; Cultura e Educação ao Longo da Vida; Participação Ativa e Cidadania.
Este prémio vem assim reconhecer o trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver, através da implementação de diferentes programas, como o apoio psicológico, a unidade móvel de saúde e o apoio prestado aos cuidadores informais.
O trabalho realizado pela autarquia fez com que fosse, em 2019, distinguido com o prémio Município do Ano, pela  Universidade do Minho, num concurso onde a autarquia oleirense se destacou pelo Programa de Apoio ao Luto. O concurso foi promovido pela Universidade do Minho e pretendeu reconhecer as "boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade".
O programa teve início em 2015 e tem sido desenvolvido pela psicóloga Rafaela Lopes. Para além de apoiar as pessoas que estão a viver o luto, o programa vai mais além e constitui um instrumento de saúde importante que chega a todas as freguesias do concelho de Oleiros.