Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Sensiblização
Dia Mundial da Diabetes assinalado em Oleiros

Dia Mundial Diabetes-001.jpgO Dia Mundial da Diabetes foi assinalado, no passado dia 14 de novembro, em Oleiros.

Em nota de imprensa, a Câmara de Oleiros explica que a iniciativa foi uma parceria com a Associação de Diabéticos da Beira Baixa (ADBB) e resultou "do interesse em relação à área da saúde e à temática em destaque, em particular".

Desta forma, foram desenvolvidas duas ações de sensibilização, destinadas a dois públicos distintos.

A primeira ação decorreu no Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, ao início da tarde, e captou a atenção de cerca de uma centena de alunos e professores durante mais de uma hora. Esta sessão foi dinamizada pelo atleta Carlos Farinha e pelo enfermeiro Rui Martins, ambos pertencentes aos órgãos sociais da ADBB (presidente da Direção e relator do Conselho Fiscal, respetivamente) e teve em consideração a faixa etária dos espetadores e o efeito de "aula de motivação" que se pretendia para a temática abordada.

Neste contexto, foi projetado um filme animado com personagens reais e uma de animação: o simpático leão Lenny, o qual incentivou o diálogo entre os dois palestrantes e os alunos.

A segunda ação, a Conferência "Educar para Prevenir", teve lugar no mesmo dia, ao final da tarde, no auditório da Casa da Cultura, em Oleiros. Numa sessão aberta a toda a população, intervieram o presidente da Câmara Municipal, Fernando Jorge, o secretário da Direção da ADBB, Fernando Nunes, os dois palestrantes da primeira sessão e ainda Vera Dias, nutricionista que integra a Direção e o Conselho Técnico daquela Associação criada em março de 2017.

Na ocasião foi referido que "ter diabetes não é ter açúcar a mais no sangue, mas sim não ter insulina ou ter insulina insuficiente". A nota de imprensa da autarquia oleirense conclui que "o melhor para combater a Diabetes é a informação. Não saber como reagir perante determinadas situações pode levar a más consequências, pelo que educar e sensibilizar é prevenir".