Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Executivo faz balanço positivo
Dois anos a pensar nas pessoas

discursoversãoweb.jpgO presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, e os vereadores Victor Antunes (vice-presidente) e Paulo Urbano fazem um balanço positivo dos dois primeiros anos de mandato. Os autarcas consideram que o trabalho realizado foi ao encontro do que foi anunciado aos oleirenses no seu programa eleitoral.

O balanço dos dois anos de governação foi feito num encontro realizado no Orvalho, onde Fernando Jorge e os seus vereadores elencaram aquilo que foi feito, tendo em conta os pelouros de cada um.

O presidente da autarquia lembrou a visita efetuada ao concelho por 10 membros do Governo, nestes 2 anos, como o Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho, o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro ou o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva. O autarca recordou também que "mantivemos aberto o Tribunal e todos os organismos públicos: Escolas, Conservatória, e Finanças".

No encontro que assinalou os dois anos enquanto presidente do município, Fernando Jorge apresentou um conjunto significativo de atividades desenvolvidas. Assim, lembrou que "Oleiros foi o primeiro concelho desta região a ter aprovada a Área de Reabilitação Urbana e a Operações de Reabilitação Urbana, permitindo assim aos proprietários de imóveis reabilitar com grandes regalias económicas". Deu ainda como exemplos a aprovação do PDM, a legalização e ampliação da Zona Industrial de Açude Pinto, permitindo às empresas aí localizadas concorrerem a fundos estruturais; a construção da circular externa de Oleiros - projeto herdado do executivo liderado pelo Comendador José Santos Marques - e a candidatura a um programa de overbooking tendo sido financiado a 85%; Requalificação do Jardim Municipal de Oleiros - outro projeto herdado - e integração do mesmo no antigo QREN, também financiado a 85%; Requalificação a Estrada da Piscina Fluvial de Cambas; Requalificação da Estrada da saída sul da Isna; Requalificação da Estrada que faz ligação entre o Mosteiro e a nova estrada da Sertã, assim como a zona envolvente do Pavilhão do Mosteiro; Requalificação da Estrada do Sobral; Construção da Capela Mortuária de Foz-Giraldo; Climatização da Casa Mortuária de Vale do Souto e do Posto Médico do Estreito; Projeto e candidatura para a reabilitação da Igreja de Cambas, tendo sido aprovada uma verba de 70% do custo da obra; Reabilitação da Capela do Cristo Rei em Oleiros; e reconstrução do altar da capela antiga em Vale do Souto e construção de um santuário em honra de S. João Batista em Sobral".

Na área da saúde, Fernando Jorge falou da criação de uma Unidade Móvel de Saúde a percorrer todo o concelho, devidamente equipada; do protocolo assinado com o Centro Social São João do Sobral, no qual uma psicóloga desta instituição dá apoio a todos os Munícipes Oleirenses que se encontram em processo de luto e a todas as pessoas referenciadas pela Unidade Móvel de Saúde; da colocação de um médico na extensão do Estreito; do protocolo assinado com a Cercitop e uma carta de conforto do Ministro da Saúde para construir uma Unidade de Duplo Diagnóstico em Oleiros que virá a criar algumas dezenas de posto de trabalho; a vinda de médicos especialistas a Oleiros; o apoio a vários Oleirenses com Juntas Médicas de Recurso, na Manutenção de Reformas e de apoio de 3ªpessoa; a aprovação do projeto para os Gabinetes de Inserção Profissional; a candidatura aprovada para construir Contratos Locais de Desenvolvimento Social que irá permitir dar apoio às pessoas que vivem isoladas; ou o protocolo assinado com o Sec. Estado da Modernização Administrativa até ao final do ano, ficarão localizados no Orvalho, no Estreito e em Oleiros, espaços do cidadão onde toda a população poderá tratar de muita documentação".

Na vertente social, Fernando Jorge falou dos programas Oleiros Jovem - Apoio à 1ª Infância, e Apoio à Habitação (deram entrada de 6 pedidos de apoio à habitação dos quais 3 pedidos são para compra de habitação no ano de 2015, e 3 pedidos são para construção de habitação no ano de 2015).

O autarca abordou ainda o facto de pelo segundo ano consecutivo, o Município de Oleiros voltar a oferecer os manuais escolares a todos os alunos do concelho, desde o 1º ciclo ao ensino secundário, o apoio nas refeições escolares e entrega de fruta aos alunos, nos transportes escolares, o apoio à frequência da residência de estudantes; bolsas de estudo; a realização das Semanas termais e de atividades destinadas aos idosos.

Também ao nível da intervenção florestal, Fernando Jorge falou nas limpezas de caminhos florestais, na elaboração do Plano Municipal de Defesa Contra Incêndios, manutenção de rede viária florestal, apoio às equipas municipais de intervenção florestal, implementação do sistema de videovigilância, organização de fóruns, e candidaturas ao PRODER. O autarca disse ainda que neste momento está também a decorrer "a implementação do projeto Oleiros Verde (no âmbito do Compromisso para o Crescimento Verde), bem como a amostragem e montagem de armadilhas, no combate ao Nemátodo do Pinheiro, em conjunto com o ICNF".

 

OBRAS

Victor Antunes, vice-presidente da autarquia, abordou as obras realizadas pelo executivo. O autarca falou de um número significativo de obras em várias áreas, como nas redes de abastecimento de água em várias freguesias do concelho, construção de ETA's e reservatórios de água, bem como de condutas adutoras.

O vice-presidente recordou ainda a "beneficiação do Campo do Ventoso, a requalificação do mercado de Oleiros; a remodelação da rotunda junto à GNR; construção de vários muros de suporte, estradões florestais e pontões em vários locais do concelho; beneficiação das margens da ribeira; alargamento e abertura de caminhos florestais; melhoria na rede viária florestal na Madeirã, Sobral, Orvalho, Sarnadas de S. Simão e Mosteiro; limpeza de fossas a custo zero; reparações na residência de estudantes; intervenções na Praia fluvial Açude Pinto; e a reparação de estradas". O autarca falou também dos protocolos de execução com todas as juntas de freguesia.

 

EDUCAÇÃO

Paulo Urbano destacou o trabalho feito nas áreas da educação, cultura, turismo, desporto e empresarial. Numa extensa lista apresentada, o vereador deu, entre outros exemplos, na área da educação, a remoção das placas de fibrocimento na Escola Padre António de Andrade, a entrega de manuais escolares grátis para todos os alunos; a atribuição de 17 de Bolsas de Estudo para os estudantes universitários; o protocolo com o Instituto Politécnico de Castelo Branco na atribuição de 30 bolsas de estudo de alunos residentes no concelho de Oleiros; a atribuição de Bolsa de Estudo para Estudantes de Medicina; desenvolvimento de estágios profissionais para os jovens do concelho junto das empresas locais; curso Profissional Técnico de Produção Agraria e Curso Técnico de Recursos Florestais; promoção das atividades extracurriculares; manutenção das Escolas do 1º Ciclo de Orvalho e Estreito assim como o lugar de 4 turmas na EB1 de Oleiros que permitiu manter o 1º ano com turma independente".

Na área cultural, Paulo Urbano referiu-se às "várias sessões e workshops sobre património imaterial do concelho de Oleiros; às Jornadas do Vinho Callum, e de produtos endógenos como a Broa da Isna, Cabrito Estonado ou o Medronho; à realização de protocolos de execução com associações no sentido de apoiar atividades desportivas, culturais e sociais dinamizadas por associações do concelho; à atribuição de subsídios a diversas entidades, num total de cerca de 600 mil euros; ao aumento dos livros da Biblioteca Municipal através da oferta de livros por Rui Brás e João Bártolo; às comemorações dos 40 anos do 25 de Abril; Feira do Livro; Horas do Conto, sessões musicais e teatro; ou comemorações do Dia Mundial da Criança e Dia Mundial do Ambiente".

De resto, na área cultural, Paulo Urbano enunciou outras iniciativas, de onde se destacam as "noites de fado e de jazz, a promoção de cinema ao ar livre, a residência artística em Álvaro, ou as comemorações do Dia Internacional do Idoso com 660 participante no recinto das feiras e mercados. Atividade destinada à população com 60 e mais anos do concelho, a qual incluiu rastreios médicos, animação musical, animação desportiva e de teatro, seguido de jantar convívio". O vereador falou ainda da mostra do medronho e da castanha, da criação da confraria gastronómica do Cabrito Estonado, do concurso de artes de rua EntrelaçARTE, a convenção de geminação entre os Municípios de Oleiros e St. Doulchard, ou o Rock na Rua".

Ao nível do turismo, Paulo Urbano destacou "o 1º congresso do Turismo Rural em Oleiros, com mais de 300 congressistas, que teve o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República; a abertura do Posto de Turismo todos os dias da semana, com horário alargado do Verão; as cerca de 10 mil dormidas nas unidades de alojamento turístico do concelho de Oleiros; a implementação Trilho Português dos Apalaches; o Ultra Trial The Crossroads 2015, ultramaratona por etapas incluída no Transpangea Challenge e organizada pela Land's End Expedition Race; a abertura da Loja de Álvaro da Rede de Lojas das Aldeias do Xisto; a realização de um Filme Promocional do Municipio de Oleiros, com mais de 20 mil visualizações; ou a inauguração da Grande Rota do Zêzere"

Ao nível do desporto, Paulo Urbano fala das férias Desportivas de Pascoa e Verão, da 76ª Volta a Portugal em Bicicleta, Contrarrelógio Individual (CRI), a partir de Oleiros; Baja TT, Passeio de Carros antigos, Encontro de Caravanismo, Rali Histórico, estagio Equipa de Futebol Americano, ou Estágio da Seleção Norueguesa de Futebol sub-16".

Finalmente, no que respeita ao setor empresarial, aquele vereador falou, entre outros aspetos, da realização das 14ª e 15ª edições da Feira do Pinhal; e da Criação do Gabinete de Apoio ao Investidor, "que visa colocar ao serviço dos empresários e dos potenciais empresários, os nossos serviços e os nossos conhecimentos no sentido de apoiar todos os seus projetos que se revelem viáveis e potencialmente vantajosos".