Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Março 2021 nº78 Ano XVII
Opinão
Confi(n)ar
ines_martinsCom a situação pandémica que se tem vivido e obrigado ao confinamento, assistimos a uma alteração de hábitos e da nossa perceção da realidade. Expetativas, parâmetros e necessidades foram sendo reajustados e surgiram novos modus vivendi.
Apesar de todos os danos associados, a pandemia trouxe novas perspetivas e soluções. Devemos agora equacionar uma forma diferente de construção do futuro em que a acessibilidade sai reforçada e o trabalho em rede favorecido. 
Os territórios de baixa densidade atingiram um novo posicionamento, enquanto locais atrativos para viver ou destinos turísticos diferenciados. Tal facto pode trazer vantagens consideráveis para o chamado Interior, desconcentrando a procura e também a oferta de bens e serviços. 
Por outro lado, os recursos existentes nestas regiões associam-se a princípios cada vez mais valorizados e tornam-se mais apetecíveis. Urge capitalizá-los. A estratégia deve passar pelo desenvolvimento do território de forma integrada, inclusiva e sustentável, dando agora a oportunidade que o Interior necessita e merece. Só assim se consegue uma eficiente e eficaz coesão territorial.
Estivemos confinados bastante tempo, com custos inerentes que não desejávamos, mas apesar de todos os constrangimentos não tendo sido em vão. Vamos confiar.
Inês Martins